O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS DA CULTURA ESCRITA E DA LINGUAGEM DOS RELATOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126233 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3031 "inscrito_id" => 9292 "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS DA CULTURA ESCRITA E DA LINGUAGEM DOS RELATOS" "resumo" => "O letramento literário desempenha um papel fundamental na Educação Infantil, funcionando como um alicerce para o desenvolvimento da criatividade e da compreensão cultural na primeira infância, assim como auxilia no processo de alfabetização das crianças. Desde bebês, as crianças estão em contato com as interações verbais, tanto na concepção oral quanto na escrita, como um fenômeno social que está relacionado, entre outros fatores, às cantigas, às narrativas orais, aos sons e ruídos desde a gestação, possibilitando que as crianças se constituem como seres ativos na interação com o mundo. Desse modo, este estudo objetiva refletir sobre como o contato com a literatura pode enriquecer as habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças, preparando-as para a leitura e a escrita, ao mesmo tempo em que estimula a sua imaginação e a sua compreensão do mundo. Este artigo, que possui uma metodologia de natureza qualitativa, basea-se nos referenciais teórico de Paulo Freire (1997), Benjamin (1993), Cosson (2006) e López (2018). O contato com a literatura e as suas habilidades com o mundo amplia o processo de alfabetização das crianças, pois compreende o sujeito como um ser linguístico que, antes do contato com a linguagem escrita, necessita vivenciar experiências reais e significativas para que a escrita, como manifestação social, seja relevante e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9292_TB3031_26102025090524.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR DA PENHA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victorpmiranda@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126233 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3031 "inscrito_id" => 9292 "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS DA CULTURA ESCRITA E DA LINGUAGEM DOS RELATOS" "resumo" => "O letramento literário desempenha um papel fundamental na Educação Infantil, funcionando como um alicerce para o desenvolvimento da criatividade e da compreensão cultural na primeira infância, assim como auxilia no processo de alfabetização das crianças. Desde bebês, as crianças estão em contato com as interações verbais, tanto na concepção oral quanto na escrita, como um fenômeno social que está relacionado, entre outros fatores, às cantigas, às narrativas orais, aos sons e ruídos desde a gestação, possibilitando que as crianças se constituem como seres ativos na interação com o mundo. Desse modo, este estudo objetiva refletir sobre como o contato com a literatura pode enriquecer as habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças, preparando-as para a leitura e a escrita, ao mesmo tempo em que estimula a sua imaginação e a sua compreensão do mundo. Este artigo, que possui uma metodologia de natureza qualitativa, basea-se nos referenciais teórico de Paulo Freire (1997), Benjamin (1993), Cosson (2006) e López (2018). O contato com a literatura e as suas habilidades com o mundo amplia o processo de alfabetização das crianças, pois compreende o sujeito como um ser linguístico que, antes do contato com a linguagem escrita, necessita vivenciar experiências reais e significativas para que a escrita, como manifestação social, seja relevante e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9292_TB3031_26102025090524.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR DA PENHA MIRANDA" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victorpmiranda@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }