Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TUTORIA DE PARES PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFPA/CAMPUS BELÉM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A tutoria de pares é uma estratégia que tem se demonstrado promissora em favorecer o desenvolvimento acadêmico e social de alunos com necessidades educacionais especiais. No Brasil, destacam-se os estudos de Raposo (2006), Orlando (2010) e Fernandez e Costa (2015) voltadas para alunos com deficiência visual, porém, pesquisas sobre o assunto com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda são incipientes. Considerando o aumento das matrículas de alunos com TEA nas instituições de ensino, são necessárias investigações sobre estratégias para o desenvolvimento acadêmico de tais alunos. O objetivo da pesquisa foi avaliar a atividade de ensino de tutoria de pares para alunos com TEA do ensino médio integrado no IFPa/Campus Belém. A pesquisa foi de natureza aplicada, na qual participaram quatro alunos, duas tutoras do curso de licenciatura em matemática e, dois tutorados, alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio com TEA e dificuldades de aprendizagem em matemática. As sessões ocorreram no período de quatro meses em três fases. Na primeira, houve definição de conteúdos que seriam estudados a partir do plano de ensino da disciplina de matemática, na segunda houve o desenvolvimento das sessões de tutoria de pares com cada aluno com explicação do conteúdo e aplicação de exercícios para possibilitar aplicação do conhecimento. Na terceira, houve avaliação da tutoria por meio da verificação do desempenho dos alunos após a intervenção realizada. Os resultados identificaram as dificuldades apresentadas pelos alunos, o que possibilitou traçar um planejamento das aulas de forma que todos os assuntos fossem abordados, desde o mais básico até o mais avançado. Além disso, observou-se que os alunos tiveram um bom desempenho relacionado a aprendizagem após as sessões de tutoria de pares. Conclui-se que a tutoria de pares obteve resultados positivos no processo de inclusão dos dois alunos com TEA, confirmando dados da literatura.

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