Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO UMA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DA SELEÇÃO NATURAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127315
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5605
    "inscrito_id" => 12247
    "titulo" => "PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO UMA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DA SELEÇÃO NATURAL"
    "resumo" => "onde discute que as espécies, descendem de um único ancestral, são mutáveis e evoluíram por meio da seleção natural. A seleção natural, por definição, é adaptação dos indivíduos com características mais vantajosas para o ambiente, que sobrevivem e se reproduzem, sendo sua herança genética passada para suas gerações. Questões envolvendo processos evolutivos e variação genética dos indivíduos são extremamente importantes para a compreensão da diversidade de organismos. No contexto escolar, se apresentam desafios em relação à abordagem dos mecanismos evolutivos, aliás são processos abstratos que necessitam de um enfoque especial. Desse modo, a utilização de recursos pedagógicos e organização das aulas estruturadas para o ensino da seleção natural é essencial para promover o ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo do trabalho é propor uma sequência didática implementando a utilização de uma simulação computacional como recurso pedagógico sobre seleção natural para a compreensão da variação genética dos organismos. O percurso metodológico seguiu com a busca de artigos científicos, livros e a escolha da simulação sobre o contexto da seleção natural, a plataforma PhET colorado. A partir disso, a sequência didática foi organizada em três aulas para estudantes do 3º ano do ensino médio. No primeiro momento, a introdução da variação genética e mecanismos evolutivos. Em seguida, aplicação da simulação computacional sobre seleção natural. Por fim, interpretação dos dados da simulação (população, proporções, linhagem), a partir de um guia para os alunos refletirem sobre o que observaram e se realmente compreenderem os efeitos. Dessa forma, as simulações em sequências didáticas, principalmente aquelas em que envolvem conceitos abstratos são essenciais para representação dos fenômenos. Assim, com aplicação da proposta, se espera que haja a compreensão da seleção natural e os processos que possibilitam a variedade biológica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12247_TB5605_30102025183851.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE CAMILA DO NASCIMENTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE"
    "autor_email" => "giselle.cnsilva2@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127315
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5605
    "inscrito_id" => 12247
    "titulo" => "PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO UMA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DA SELEÇÃO NATURAL"
    "resumo" => "onde discute que as espécies, descendem de um único ancestral, são mutáveis e evoluíram por meio da seleção natural. A seleção natural, por definição, é adaptação dos indivíduos com características mais vantajosas para o ambiente, que sobrevivem e se reproduzem, sendo sua herança genética passada para suas gerações. Questões envolvendo processos evolutivos e variação genética dos indivíduos são extremamente importantes para a compreensão da diversidade de organismos. No contexto escolar, se apresentam desafios em relação à abordagem dos mecanismos evolutivos, aliás são processos abstratos que necessitam de um enfoque especial. Desse modo, a utilização de recursos pedagógicos e organização das aulas estruturadas para o ensino da seleção natural é essencial para promover o ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo do trabalho é propor uma sequência didática implementando a utilização de uma simulação computacional como recurso pedagógico sobre seleção natural para a compreensão da variação genética dos organismos. O percurso metodológico seguiu com a busca de artigos científicos, livros e a escolha da simulação sobre o contexto da seleção natural, a plataforma PhET colorado. A partir disso, a sequência didática foi organizada em três aulas para estudantes do 3º ano do ensino médio. No primeiro momento, a introdução da variação genética e mecanismos evolutivos. Em seguida, aplicação da simulação computacional sobre seleção natural. Por fim, interpretação dos dados da simulação (população, proporções, linhagem), a partir de um guia para os alunos refletirem sobre o que observaram e se realmente compreenderem os efeitos. Dessa forma, as simulações em sequências didáticas, principalmente aquelas em que envolvem conceitos abstratos são essenciais para representação dos fenômenos. Assim, com aplicação da proposta, se espera que haja a compreensão da seleção natural e os processos que possibilitam a variedade biológica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12247_TB5605_30102025183851.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE CAMILA DO NASCIMENTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE"
    "autor_email" => "giselle.cnsilva2@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

onde discute que as espécies, descendem de um único ancestral, são mutáveis e evoluíram por meio da seleção natural. A seleção natural, por definição, é adaptação dos indivíduos com características mais vantajosas para o ambiente, que sobrevivem e se reproduzem, sendo sua herança genética passada para suas gerações. Questões envolvendo processos evolutivos e variação genética dos indivíduos são extremamente importantes para a compreensão da diversidade de organismos. No contexto escolar, se apresentam desafios em relação à abordagem dos mecanismos evolutivos, aliás são processos abstratos que necessitam de um enfoque especial. Desse modo, a utilização de recursos pedagógicos e organização das aulas estruturadas para o ensino da seleção natural é essencial para promover o ensino e aprendizagem. Assim, o objetivo do trabalho é propor uma sequência didática implementando a utilização de uma simulação computacional como recurso pedagógico sobre seleção natural para a compreensão da variação genética dos organismos. O percurso metodológico seguiu com a busca de artigos científicos, livros e a escolha da simulação sobre o contexto da seleção natural, a plataforma PhET colorado. A partir disso, a sequência didática foi organizada em três aulas para estudantes do 3º ano do ensino médio. No primeiro momento, a introdução da variação genética e mecanismos evolutivos. Em seguida, aplicação da simulação computacional sobre seleção natural. Por fim, interpretação dos dados da simulação (população, proporções, linhagem), a partir de um guia para os alunos refletirem sobre o que observaram e se realmente compreenderem os efeitos. Dessa forma, as simulações em sequências didáticas, principalmente aquelas em que envolvem conceitos abstratos são essenciais para representação dos fenômenos. Assim, com aplicação da proposta, se espera que haja a compreensão da seleção natural e os processos que possibilitam a variedade biológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.