A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROJETO LETRAMENTO DIGITAL SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA CEA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126896 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4724 "inscrito_id" => 11801 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROJETO LETRAMENTO DIGITAL SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA CEA" "resumo" => "A metodologia educacional configura-se como um conjunto estruturado de concepções que orientam intencionalmente o processo de ensino e aprendizagem, refletindo uma visão específica de Educação e de sujeito (Libâneo, 1994). Neste contexto, o Projeto Letramento Digital, uma iniciativa da Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (Facti) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), desenvolve sua abordagem para estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O foco do projeto é a formação integral, crítica e criatividade no uso de tecnologias digitais. Ele alinha-se com as demandas da cultura digital e os princípios da BNCC (Brasil, 2017), integrando teorias como a Pedagogia das Competências (Perrenoud, 2002), Construtivismo (Piaget, 2002), Metodologias Ativas (Moran, 2015), Aprendizagem Criativa (Resnick, 2017), currículo STEAM (Souza, 2013). A Metodologia CEA, desenvolvida pelo projeto, organiza-se em três etapas: Conectar, Experienciar e Avaliar. Conectar mobiliza conhecimentos prévios através de atividades interativas. Experienciar envolve os alunos em atividades práticas e colaborativas que promovem a aprendizagem ativa, focando na experimentação e autoria. Avaliar contempla uma abordagem formativa de avaliação processual. Este estudo analisa como os materiais didáticos do projeto incorporam seus princípios teóricos e metodológicos, com ênfase no desenvolvimento das competências digitais e na integração das tecnologias ao ensino. Os materiais, que incluem conteúdos de Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Robótica e Prototipagem, foram projetados para fortalecer habilidades digitais, cognitivas e socioemocionais, alinhados às necessidades contemporâneas. A análise qualitativa dos materiais revela um alinhamento com os princípios da Metodologia CEA, promovendo uma aprendizagem ativa e centrada no estudante. Contudo, identificam-se desafios voltados ao acompanhamento do processo avaliativo. Os resultados indicam que os materiais analisados estão em consonância com os princípios norteadores da metodologia, promovendo uma abordagem ativa, contextualizada e centrada no estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11801_TB4724_17102025145858.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE OLIVEIRA FIGUEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.oliveira@facti.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126896 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4724 "inscrito_id" => 11801 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROJETO LETRAMENTO DIGITAL SOB A PERSPECTIVA DA METODOLOGIA CEA" "resumo" => "A metodologia educacional configura-se como um conjunto estruturado de concepções que orientam intencionalmente o processo de ensino e aprendizagem, refletindo uma visão específica de Educação e de sujeito (Libâneo, 1994). Neste contexto, o Projeto Letramento Digital, uma iniciativa da Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (Facti) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), desenvolve sua abordagem para estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O foco do projeto é a formação integral, crítica e criatividade no uso de tecnologias digitais. Ele alinha-se com as demandas da cultura digital e os princípios da BNCC (Brasil, 2017), integrando teorias como a Pedagogia das Competências (Perrenoud, 2002), Construtivismo (Piaget, 2002), Metodologias Ativas (Moran, 2015), Aprendizagem Criativa (Resnick, 2017), currículo STEAM (Souza, 2013). A Metodologia CEA, desenvolvida pelo projeto, organiza-se em três etapas: Conectar, Experienciar e Avaliar. Conectar mobiliza conhecimentos prévios através de atividades interativas. Experienciar envolve os alunos em atividades práticas e colaborativas que promovem a aprendizagem ativa, focando na experimentação e autoria. Avaliar contempla uma abordagem formativa de avaliação processual. Este estudo analisa como os materiais didáticos do projeto incorporam seus princípios teóricos e metodológicos, com ênfase no desenvolvimento das competências digitais e na integração das tecnologias ao ensino. Os materiais, que incluem conteúdos de Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Robótica e Prototipagem, foram projetados para fortalecer habilidades digitais, cognitivas e socioemocionais, alinhados às necessidades contemporâneas. A análise qualitativa dos materiais revela um alinhamento com os princípios da Metodologia CEA, promovendo uma aprendizagem ativa e centrada no estudante. Contudo, identificam-se desafios voltados ao acompanhamento do processo avaliativo. Os resultados indicam que os materiais analisados estão em consonância com os princípios norteadores da metodologia, promovendo uma abordagem ativa, contextualizada e centrada no estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11801_TB4724_17102025145858.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA DE OLIVEIRA FIGUEIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.oliveira@facti.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }