A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMATICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127285 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5543 "inscrito_id" => 4824 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMATICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA" "resumo" => "Este artigo discute sobre a formação matemática dos professores que atuam na Educação Especial, sobretudo, os que atuam na região marajoara amazônica. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação dos professores que ensinam matemática na Educação Especial nas escolas do campo de Breves-PA, investigando a formação inicial e continuada dos docentes ribeirinhos. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa que assumiu uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. Para a construção das informações foi aplicado um questionário, via Google Forms, com perguntas objetivos e discursivas. Participaram deste estudo 70 professores que atuam na Educação Especial em escolas campesinas da rede municipal. Os dados indicaram que a maioria dos professores possui formação inicial em pedagogia e especialização em Educação Especial, contudo com dificuldades para ensinar matemática para alunos com deficiência. Além disso, constatou-se a necessidade de oferta de cursos de formação continuada específicos para o ensino de matemática para alunos com deficiência, demonstrando a importância da formação específica em matemática, do suporte institucional e de políticas públicas que contemplem as particularidades da educação no meio rural. Portanto, pode-se inferir que, embora haja iniciativas individuais de aperfeiçoamento, o ensino de matemática na Educação Especial ainda necessita de investimentos em formação, recursos e apoio pedagógico contínuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4824_TB5543_28102025165323.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANE DE MORAES NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIANE" "autor_email" => "fabymoraesnogueira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127285 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5543 "inscrito_id" => 4824 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMATICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BREVES-PA" "resumo" => "Este artigo discute sobre a formação matemática dos professores que atuam na Educação Especial, sobretudo, os que atuam na região marajoara amazônica. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar a formação dos professores que ensinam matemática na Educação Especial nas escolas do campo de Breves-PA, investigando a formação inicial e continuada dos docentes ribeirinhos. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa que assumiu uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. Para a construção das informações foi aplicado um questionário, via Google Forms, com perguntas objetivos e discursivas. Participaram deste estudo 70 professores que atuam na Educação Especial em escolas campesinas da rede municipal. Os dados indicaram que a maioria dos professores possui formação inicial em pedagogia e especialização em Educação Especial, contudo com dificuldades para ensinar matemática para alunos com deficiência. Além disso, constatou-se a necessidade de oferta de cursos de formação continuada específicos para o ensino de matemática para alunos com deficiência, demonstrando a importância da formação específica em matemática, do suporte institucional e de políticas públicas que contemplem as particularidades da educação no meio rural. Portanto, pode-se inferir que, embora haja iniciativas individuais de aperfeiçoamento, o ensino de matemática na Educação Especial ainda necessita de investimentos em formação, recursos e apoio pedagógico contínuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4824_TB5543_28102025165323.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANE DE MORAES NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIANE" "autor_email" => "fabymoraesnogueira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }