BINGO MATEMÁTICO: JOGO COMO UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127264 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5510 "inscrito_id" => 594 "titulo" => "BINGO MATEMÁTICO: JOGO COMO UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho resulta de um estudo investigativo que busca apresentar uma estratégia pedagógica de caráter qualitativo com a utilização de bingo no ensino de matemática no conteúdo de operações de números naturais na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA). A proposta inclusiva foi realizada em uma turma de 7º ano de uma Escola Municipal da Cidade de Cumaru-PE, afim de incluir e adequar o ensino a participação e a aprendizagem de todos os alunos, portadores de deficiência ou não. O DUA tem como característica tornar o currículo básico da educação mais acessível para todos os alunos, minimizando as possíveis barreiras metodológicas de modo a estimular a aprendizagem de forma contextualizada por meio de representações e ajudar a necessidade do professor diante das dificuldades de oferecer ao indivíduo condições melhores de aprendizagem e de desenvolver práticas que contemplem a todos. Destacando a matemática como uma área que envolve cálculos, fórmulas e problemas que necessitam de ser resolvidos de maneira precisa e que está inclusa nos primeiros anos de vivência do aluno na escola desde a educação infantil, o professor tem papel fundamental na construção e reflexão dessas novas práticas educacionais e organização de atividades que estimule o aprendizado. Conclui-se que o DUA quando utilizado trás um envolvimento e participação do aluno em atividades práticas, envolve a interação e facilita o pensamento crítico, saindo de uma aula tradicional para uma metodologia de ensino ativa e faz com que o estudante se desenvolva em uma esfera de aprendizagem matemática o que foi perceptível que jogar transforma o cenário de aprendizagem e insere o aluno em um mundo de diversão e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID594_TB5510_04112025220052.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA POLIANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA POLIANA" "autor_email" => "roberta.poliana@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127264 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5510 "inscrito_id" => 594 "titulo" => "BINGO MATEMÁTICO: JOGO COMO UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente trabalho resulta de um estudo investigativo que busca apresentar uma estratégia pedagógica de caráter qualitativo com a utilização de bingo no ensino de matemática no conteúdo de operações de números naturais na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA). A proposta inclusiva foi realizada em uma turma de 7º ano de uma Escola Municipal da Cidade de Cumaru-PE, afim de incluir e adequar o ensino a participação e a aprendizagem de todos os alunos, portadores de deficiência ou não. O DUA tem como característica tornar o currículo básico da educação mais acessível para todos os alunos, minimizando as possíveis barreiras metodológicas de modo a estimular a aprendizagem de forma contextualizada por meio de representações e ajudar a necessidade do professor diante das dificuldades de oferecer ao indivíduo condições melhores de aprendizagem e de desenvolver práticas que contemplem a todos. Destacando a matemática como uma área que envolve cálculos, fórmulas e problemas que necessitam de ser resolvidos de maneira precisa e que está inclusa nos primeiros anos de vivência do aluno na escola desde a educação infantil, o professor tem papel fundamental na construção e reflexão dessas novas práticas educacionais e organização de atividades que estimule o aprendizado. Conclui-se que o DUA quando utilizado trás um envolvimento e participação do aluno em atividades práticas, envolve a interação e facilita o pensamento crítico, saindo de uma aula tradicional para uma metodologia de ensino ativa e faz com que o estudante se desenvolva em uma esfera de aprendizagem matemática o que foi perceptível que jogar transforma o cenário de aprendizagem e insere o aluno em um mundo de diversão e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID594_TB5510_04112025220052.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA POLIANA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA POLIANA" "autor_email" => "roberta.poliana@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }