Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DINÂMICAS ESCOLARES ACERCA DA EXCLUSÃO DE GÊNERO: AS MULHERES TRANS NO ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127239
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5455
    "inscrito_id" => 13611
    "titulo" => "AS DINÂMICAS ESCOLARES ACERCA DA EXCLUSÃO DE GÊNERO: AS MULHERES TRANS NO ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O presente estudo está engendrado com a temática de gênero e sexualidade, realizando um recorte sobre a realidade educacional multifacetada que atravessa a vida de mulheres trans no ensino básico. O artigo objetiva analisar a produção e reprodução do processo de exclusão das mulheres trans através da compreensão das dinâmicas escolares e suas relações de poder, buscando apreender a gênese dos índices de evasão simbólica e material no espaço escolar. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, debruçando-se sobre teóricos que possam aportar e subsidiar a análise. O tipo de estudo é exploratório-explicativo, visando lançar luzes para a compreensão da temática bem como responder a problematização sobre a exclusão das mulheres trans. O estudo busca realizar uma análise bibliográfica com a literatura científica disponível, sem pretensão de esgotar a temática, através de alguns autores(as) como Michel Foucault, com a sua teoria da “microfísica do poder” e da análise dos discursos, Guacira Lopes Louro, com sua produção e conceituação sobre gênero e sexualidade, e teóricos da educação como Dermeval Saviani, Cipriano Luckesi, Paulo Freire, para a compreensão das possibilidades e dinâmicas do espaço escolar na (re)produção ou transformação social. Conclui-se que o ambiente escolar suscita o levantamento de questionamentos acerca da sua própria condição produtora e reprodutora de exclusão dos sujeitos, em específico as mulheres trans, que não comportam os padrões normativos estabelecidos pela escola e o escopo mais amplo em que ela está circunscrita: a sociedade. O presente trabalho justifica-se pela relevância social de desvelar uma realidade que por muito tempo encontrou-se e encontra-se silenciada pelas forças opressoras, reclamando por ser compreendida e transformada, somente com o entendimento desvencilhado de preconceitos pode-se alçar voos maiores para uma efetiva transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13611_TB5455_20102025090327.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEYVISON KAYCKY DE MELO LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "DEYVISON LUCENA"
    "autor_email" => "2024139283@app.asces.edu.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127239
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5455
    "inscrito_id" => 13611
    "titulo" => "AS DINÂMICAS ESCOLARES ACERCA DA EXCLUSÃO DE GÊNERO: AS MULHERES TRANS NO ENSINO BÁSICO"
    "resumo" => "O presente estudo está engendrado com a temática de gênero e sexualidade, realizando um recorte sobre a realidade educacional multifacetada que atravessa a vida de mulheres trans no ensino básico. O artigo objetiva analisar a produção e reprodução do processo de exclusão das mulheres trans através da compreensão das dinâmicas escolares e suas relações de poder, buscando apreender a gênese dos índices de evasão simbólica e material no espaço escolar. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, debruçando-se sobre teóricos que possam aportar e subsidiar a análise. O tipo de estudo é exploratório-explicativo, visando lançar luzes para a compreensão da temática bem como responder a problematização sobre a exclusão das mulheres trans. O estudo busca realizar uma análise bibliográfica com a literatura científica disponível, sem pretensão de esgotar a temática, através de alguns autores(as) como Michel Foucault, com a sua teoria da “microfísica do poder” e da análise dos discursos, Guacira Lopes Louro, com sua produção e conceituação sobre gênero e sexualidade, e teóricos da educação como Dermeval Saviani, Cipriano Luckesi, Paulo Freire, para a compreensão das possibilidades e dinâmicas do espaço escolar na (re)produção ou transformação social. Conclui-se que o ambiente escolar suscita o levantamento de questionamentos acerca da sua própria condição produtora e reprodutora de exclusão dos sujeitos, em específico as mulheres trans, que não comportam os padrões normativos estabelecidos pela escola e o escopo mais amplo em que ela está circunscrita: a sociedade. O presente trabalho justifica-se pela relevância social de desvelar uma realidade que por muito tempo encontrou-se e encontra-se silenciada pelas forças opressoras, reclamando por ser compreendida e transformada, somente com o entendimento desvencilhado de preconceitos pode-se alçar voos maiores para uma efetiva transformação social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13611_TB5455_20102025090327.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEYVISON KAYCKY DE MELO LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "DEYVISON LUCENA"
    "autor_email" => "2024139283@app.asces.edu.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo está engendrado com a temática de gênero e sexualidade, realizando um recorte sobre a realidade educacional multifacetada que atravessa a vida de mulheres trans no ensino básico. O artigo objetiva analisar a produção e reprodução do processo de exclusão das mulheres trans através da compreensão das dinâmicas escolares e suas relações de poder, buscando apreender a gênese dos índices de evasão simbólica e material no espaço escolar. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, debruçando-se sobre teóricos que possam aportar e subsidiar a análise. O tipo de estudo é exploratório-explicativo, visando lançar luzes para a compreensão da temática bem como responder a problematização sobre a exclusão das mulheres trans. O estudo busca realizar uma análise bibliográfica com a literatura científica disponível, sem pretensão de esgotar a temática, através de alguns autores(as) como Michel Foucault, com a sua teoria da “microfísica do poder” e da análise dos discursos, Guacira Lopes Louro, com sua produção e conceituação sobre gênero e sexualidade, e teóricos da educação como Dermeval Saviani, Cipriano Luckesi, Paulo Freire, para a compreensão das possibilidades e dinâmicas do espaço escolar na (re)produção ou transformação social. Conclui-se que o ambiente escolar suscita o levantamento de questionamentos acerca da sua própria condição produtora e reprodutora de exclusão dos sujeitos, em específico as mulheres trans, que não comportam os padrões normativos estabelecidos pela escola e o escopo mais amplo em que ela está circunscrita: a sociedade. O presente trabalho justifica-se pela relevância social de desvelar uma realidade que por muito tempo encontrou-se e encontra-se silenciada pelas forças opressoras, reclamando por ser compreendida e transformada, somente com o entendimento desvencilhado de preconceitos pode-se alçar voos maiores para uma efetiva transformação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.