METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127216 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5407 "inscrito_id" => 12342 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente trabalho discute a aplicação de metodologias ativas no ensino de matemática para alunos autistas no contexto da educação básica, em um momento em que a tecnologia assume papel central na sociedade. A inclusão de alunos com TEA representa um desafio persistente no sistema educacional brasileiro, sendo necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem suas especificidades linguísticas e comunicativas consoante os níveis de suporte. Este estudo visa analisar as potencialidades e limitações das metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em materiais com diversas capacidades cognitivas baseada em problemas e materiais pedagógicos, a sala de aula invertida, o ensino híbrido e a aproximação e adaptação dos conteúdos a realidade dos alunos, pois segundo Mantoan, é a distância entre os conteúdos e o cotidiano dos alunos uma das maiores dificuldades do processo ensino-aprendizado, e na facilitação do ensino-aprendizagem da matemática o processo de adaptação se torna ainda mais necessária. A revisão literária e aplicação de uma pesquisa de campo destaca o papel das tecnologias assistivas e digitais, mostrando como essas ferramentas podem colaborar para uma aprendizagem mais interativa e inclusiva. O artigo propõe uma reflexão sobre o papel do professor como mediador e orientador no desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para o engajamento e autonomia dos alunos com o transtorno do espectro autista. Este trabalho se baseia na análise de diferentes metodologias ativas e em como elas podem ser adaptadas para o ensino de matemática para alunos com TEA. A metodologia ativa é uma abordagem pedagógica que busca colocar o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12342_TB5407_30102025232058.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL DE AZEVEDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Daniel Azevedo" "autor_email" => "dhannyellzinhomidia98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127216 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5407 "inscrito_id" => 12342 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente trabalho discute a aplicação de metodologias ativas no ensino de matemática para alunos autistas no contexto da educação básica, em um momento em que a tecnologia assume papel central na sociedade. A inclusão de alunos com TEA representa um desafio persistente no sistema educacional brasileiro, sendo necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem suas especificidades linguísticas e comunicativas consoante os níveis de suporte. Este estudo visa analisar as potencialidades e limitações das metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em materiais com diversas capacidades cognitivas baseada em problemas e materiais pedagógicos, a sala de aula invertida, o ensino híbrido e a aproximação e adaptação dos conteúdos a realidade dos alunos, pois segundo Mantoan, é a distância entre os conteúdos e o cotidiano dos alunos uma das maiores dificuldades do processo ensino-aprendizado, e na facilitação do ensino-aprendizagem da matemática o processo de adaptação se torna ainda mais necessária. A revisão literária e aplicação de uma pesquisa de campo destaca o papel das tecnologias assistivas e digitais, mostrando como essas ferramentas podem colaborar para uma aprendizagem mais interativa e inclusiva. O artigo propõe uma reflexão sobre o papel do professor como mediador e orientador no desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para o engajamento e autonomia dos alunos com o transtorno do espectro autista. Este trabalho se baseia na análise de diferentes metodologias ativas e em como elas podem ser adaptadas para o ensino de matemática para alunos com TEA. A metodologia ativa é uma abordagem pedagógica que busca colocar o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12342_TB5407_30102025232058.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL DE AZEVEDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Daniel Azevedo" "autor_email" => "dhannyellzinhomidia98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }