Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DESAFIOS DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho discute a aplicação de metodologias ativas no ensino de matemática para alunos autistas no contexto da educação básica, em um momento em que a tecnologia assume papel central na sociedade. A inclusão de alunos com TEA representa um desafio persistente no sistema educacional brasileiro, sendo necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem suas especificidades linguísticas e comunicativas consoante os níveis de suporte. Este estudo visa analisar as potencialidades e limitações das metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em materiais com diversas capacidades cognitivas baseada em problemas e materiais pedagógicos, a sala de aula invertida, o ensino híbrido e a aproximação e adaptação dos conteúdos a realidade dos alunos, pois segundo Mantoan, é a distância entre os conteúdos e o cotidiano dos alunos uma das maiores dificuldades do processo ensino-aprendizado, e na facilitação do ensino-aprendizagem da matemática o processo de adaptação se torna ainda mais necessária. A revisão literária e aplicação de uma pesquisa de campo destaca o papel das tecnologias assistivas e digitais, mostrando como essas ferramentas podem colaborar para uma aprendizagem mais interativa e inclusiva. O artigo propõe uma reflexão sobre o papel do professor como mediador e orientador no desenvolvimento de uma prática pedagógica voltada para o engajamento e autonomia dos alunos com o transtorno do espectro autista. Este trabalho se baseia na análise de diferentes metodologias ativas e em como elas podem ser adaptadas para o ensino de matemática para alunos com TEA. A metodologia ativa é uma abordagem pedagógica que busca colocar o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem.

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