PORTFÓLIOS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM DANÇA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127200 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5379 "inscrito_id" => 13867 "titulo" => "PORTFÓLIOS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM DANÇA" "resumo" => "Este artigo fomenta a relevância da utilização de portfólios (Cifuentes, 2023; Proença, 2022; Tornello, 2022; Oliveira, 2021; Ambrósio, 2015; Anastasiou, 2012) no ensino superior em dança como uma estratégia significativa para processos de ensinagem (Anastasiou, 2012) na universidade. A pesquisa apresenta experiências atravessadas pela narrativa docente com estudantes da disciplina Estudos Contemporâneos em Dança II, no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe. Os portfólios vêm ganhando destaque como estratégias de avaliação na docência do ensino superior (Pimenta; Anastasiou, 2020) ao proporcionarem uma abordagem formativa, pensada pelo protagonismo do estudante em sua formação acadêmica. Como didática (Libâneo, 2013) para o ensino superior em dança, os portfólios configuram-se como potentes e sensíveis estratégias de avaliação, alinhadas às especificidades da linguagem artística e à formação integral do estudante. Por meio deles, é possível documentar e refletir sobre processos criativos, técnicas do corpo na dança, investigações conceituais e ressignificar experiências pedagógicas (Libâneo 2010), valorizando não apenas os resultados, mas, sobretudo, os caminhos percorridos. O portfólio permite ao estudante evidenciar seu desenvolvimento técnico, artístico e conceitual ao longo da formação. Para os docentes, oferece uma visão ampla e contextualizada do desempenho acadêmico, permitindo intervenções pedagógicas assertivas. A abordagem metodológica da pesquisa é de caráter qualitativo (Flick, 2009), utilizando como referência a pesquisa-ação (Thiollent, 2011). Assim, como resultado da pesquisa, o portfólio apresentou-se como uma estratégia fundamental para processos mútuos de conhecimento no ensino da dança no contexto universitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13867_TB5379_10112025195341.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS KARLOS DE SOUZA FEITOZA" "autor_nome_curto" => "Jonas Karlos" "autor_email" => "jonaskarlos1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127200 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5379 "inscrito_id" => 13867 "titulo" => "PORTFÓLIOS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM DANÇA" "resumo" => "Este artigo fomenta a relevância da utilização de portfólios (Cifuentes, 2023; Proença, 2022; Tornello, 2022; Oliveira, 2021; Ambrósio, 2015; Anastasiou, 2012) no ensino superior em dança como uma estratégia significativa para processos de ensinagem (Anastasiou, 2012) na universidade. A pesquisa apresenta experiências atravessadas pela narrativa docente com estudantes da disciplina Estudos Contemporâneos em Dança II, no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe. Os portfólios vêm ganhando destaque como estratégias de avaliação na docência do ensino superior (Pimenta; Anastasiou, 2020) ao proporcionarem uma abordagem formativa, pensada pelo protagonismo do estudante em sua formação acadêmica. Como didática (Libâneo, 2013) para o ensino superior em dança, os portfólios configuram-se como potentes e sensíveis estratégias de avaliação, alinhadas às especificidades da linguagem artística e à formação integral do estudante. Por meio deles, é possível documentar e refletir sobre processos criativos, técnicas do corpo na dança, investigações conceituais e ressignificar experiências pedagógicas (Libâneo 2010), valorizando não apenas os resultados, mas, sobretudo, os caminhos percorridos. O portfólio permite ao estudante evidenciar seu desenvolvimento técnico, artístico e conceitual ao longo da formação. Para os docentes, oferece uma visão ampla e contextualizada do desempenho acadêmico, permitindo intervenções pedagógicas assertivas. A abordagem metodológica da pesquisa é de caráter qualitativo (Flick, 2009), utilizando como referência a pesquisa-ação (Thiollent, 2011). Assim, como resultado da pesquisa, o portfólio apresentou-se como uma estratégia fundamental para processos mútuos de conhecimento no ensino da dança no contexto universitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13867_TB5379_10112025195341.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS KARLOS DE SOUZA FEITOZA" "autor_nome_curto" => "Jonas Karlos" "autor_email" => "jonaskarlos1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }