Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: INTEGRAÇÃO E CONTINUIDADE DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No Brasil, o ingresso das crianças aos seis anos de idade no Ensino Fundamental foi definido em 2005, por meio da Lei nº.11.114/05, tornando obrigatória a matrícula das crianças a partir dos seis anos de idade no ensino fundamental. Ao saírem da educação infantil e ingressarem no ensino fundamental, as crianças vivenciam a transição de uma orientação curricular estruturada por campos de experiência, em que as interações e as brincadeiras norteiam as aprendizagens e o desenvolvimento, para uma organização curricular estruturada por áreas de conhecimento e componentes curriculares. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo refletir acerca do processo de transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental, a partir de apontamentos teóricos e legais que defendem esse período de transição como uma continuidade dos processos peculiares de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A abordagem metodológica consiste em revisão de literatura, fundamentada em autores como Kramer, Furlaneto, Dias, Campos, dentre outros. Também está fundamentado nos principais documentos educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2010), as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (2010), a Base Nacional Comum Curricular (2017), o Referencial Curricular de Maceió para a educação infantil (2020) e o Referencial Curricular de Maceió para o ensino fundamental (2020). Embora algumas pesquisas indiquem a grande ruptura para a criança, nesse processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental, este estudo aponta caminhos para se pensar essa transição, que envolve: a organização dos espaços; o lugar que o brincar ocupa no ambiente escolar e sua relação com a aprendizagem; o corpo e movimento das crianças; e a compreensão de brincar, cuidar, educar, aprender e interagir como experiências educativas que devem estar integradas entre si.

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