Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARENTAL E PARENTALIDADE POSITIVA: UM ESTUDO SOBRE COMO PENSAM OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM JIJOCA DE JERICOACOARA, CEARÁ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem o objetivo de perceber como os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, percebem sobre a Educação Parental e Parentalidade Positiva. Com uma metodologia quantitativa, a partir do inquérito com 24 itens objetivos e subjetivos, com a participação de 483 adolescentes de escolas públicas. O termo Parentalidade torna-se a cada dia mais ligado as relações entre crianças e adolescentes e seus responsáveis. A Parentalidade também se configura aos direitos, deveres e obrigações da função em que assume um adulto ou responsável, deve garantir para a criança ou adolescente, tais como, a sobrevivência, moradia, educação, saúde, bem-estar e segurança, entre outros, (Ferreira, 2020; Cruz, 2014; Zaldibar, Monzó, & Mujika, 2018). Esses mesmos estudos mostram que, a relação parental é fundamental para o desenvolvimento e a percepção que o adolescente tem sobre si, sobre a sociedade, o futuro e sobre o ideal de vida que deseja construir, (Ferreira, 2020; Cruz, 2014; Zaldibar, Monzó, & Mujika, 2018). Cumpre dizer que, esta pesquisa assume haver a carência de ações ou politicas públicas voltadas para orientar e acompanhar a forma como essas relações acontecem, tendo em conta não apenas a fase da adolescência, mas contudo, dar ênfase ao período da infância e da gestação. Essa fase encontram-se as primeiras posturas e cuidados para a garantias de direitos e condições de vida, seja da criança ou do adolescente. A partir das entrevistas, os adolescentes consideraram que a Educação Parental ou Parentalidade Positiva, deve ser voltada para o diálogo, para as práticas positivas, onde as relações entre pais e filhos aconteçam através do diálogo, da vivências mais próxima, do saber ouvir e compreender, respeitando os sentimentos e as decisões. Os entrevistados assumem consciente em suas vivências familiares que, existe a necessidade práticas mais capazes para uma Educação Parental e Parentalidade Positiva.

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