Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127013
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4965
    "inscrito_id" => 13244
    "titulo" => "AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, as problemáticas ambientais ganharam centralidade nos debates sociais, em virtude de mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e o aumento de desastres em geral. Nesse cenário, a educação ambiental consolidou-se como uma ferramenta importante para a transformação social, ao estimular valores e comportamentos sustentáveis, sobretudo na Educação Básica. No Brasil, a incorporação da temática ambiental nas escolas ocorreu de forma gradual, sendo fortemente impulsionada pela criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em 1999, que reconheceu a educação ambiental como um componente permanente e transversal no processo educativo. Assim, este artigo tem como objetivo analisar o percurso histórico da educação ambiental nas escolas brasileiras, destacando seus principais marcos legais, avanços e desafios enfrentados na prática pedagógica. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada em autores da área e documentos oficiais, como a própria PNEA regulamentada em 2012, buscando compreender a trajetória e os sentidos atribuídos à educação ambiental ao longo do tempo. Os resultados demonstram que, embora haja uma base legal consolidada e experiências inovadoras em algumas instituições de ensino do país, persistem obstáculos significativos, como a falta de formação docente específica, a fragmentação curricular e a pouca articulação entre teoria e prática. Tais aspectos dificultam a efetiva implementação da educação ambiental de forma crítica e transformadora. Considerou-se que, para além da presença nos documentos oficiais, é necessário que os professores contem com uma formação inicial e continuada adequada, e que a educação ambiental seja trabalhada de forma integrada aos componentes curriculares e seja problemarizadas no espaço de vivência do alunos, de maneira que seja pensada do local ao global. Dessa forma, a educação ambiental poderá cumprir seu papel na formação de sujeitos comprometidos com a sustentabilidade, a justiça social e a preservação da vida em todas as suas formas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13244_TB4965_18102025095646.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIAN ARMINDO DA SILVA BRINCO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIAN"
    "autor_email" => "lucianbrinco@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127013
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4965
    "inscrito_id" => 13244
    "titulo" => "AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS"
    "resumo" => "Nas últimas décadas, as problemáticas ambientais ganharam centralidade nos debates sociais, em virtude de mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e o aumento de desastres em geral. Nesse cenário, a educação ambiental consolidou-se como uma ferramenta importante para a transformação social, ao estimular valores e comportamentos sustentáveis, sobretudo na Educação Básica. No Brasil, a incorporação da temática ambiental nas escolas ocorreu de forma gradual, sendo fortemente impulsionada pela criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em 1999, que reconheceu a educação ambiental como um componente permanente e transversal no processo educativo. Assim, este artigo tem como objetivo analisar o percurso histórico da educação ambiental nas escolas brasileiras, destacando seus principais marcos legais, avanços e desafios enfrentados na prática pedagógica. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada em autores da área e documentos oficiais, como a própria PNEA regulamentada em 2012, buscando compreender a trajetória e os sentidos atribuídos à educação ambiental ao longo do tempo. Os resultados demonstram que, embora haja uma base legal consolidada e experiências inovadoras em algumas instituições de ensino do país, persistem obstáculos significativos, como a falta de formação docente específica, a fragmentação curricular e a pouca articulação entre teoria e prática. Tais aspectos dificultam a efetiva implementação da educação ambiental de forma crítica e transformadora. Considerou-se que, para além da presença nos documentos oficiais, é necessário que os professores contem com uma formação inicial e continuada adequada, e que a educação ambiental seja trabalhada de forma integrada aos componentes curriculares e seja problemarizadas no espaço de vivência do alunos, de maneira que seja pensada do local ao global. Dessa forma, a educação ambiental poderá cumprir seu papel na formação de sujeitos comprometidos com a sustentabilidade, a justiça social e a preservação da vida em todas as suas formas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13244_TB4965_18102025095646.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIAN ARMINDO DA SILVA BRINCO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIAN"
    "autor_email" => "lucianbrinco@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nas últimas décadas, as problemáticas ambientais ganharam centralidade nos debates sociais, em virtude de mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e o aumento de desastres em geral. Nesse cenário, a educação ambiental consolidou-se como uma ferramenta importante para a transformação social, ao estimular valores e comportamentos sustentáveis, sobretudo na Educação Básica. No Brasil, a incorporação da temática ambiental nas escolas ocorreu de forma gradual, sendo fortemente impulsionada pela criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em 1999, que reconheceu a educação ambiental como um componente permanente e transversal no processo educativo. Assim, este artigo tem como objetivo analisar o percurso histórico da educação ambiental nas escolas brasileiras, destacando seus principais marcos legais, avanços e desafios enfrentados na prática pedagógica. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada em autores da área e documentos oficiais, como a própria PNEA regulamentada em 2012, buscando compreender a trajetória e os sentidos atribuídos à educação ambiental ao longo do tempo. Os resultados demonstram que, embora haja uma base legal consolidada e experiências inovadoras em algumas instituições de ensino do país, persistem obstáculos significativos, como a falta de formação docente específica, a fragmentação curricular e a pouca articulação entre teoria e prática. Tais aspectos dificultam a efetiva implementação da educação ambiental de forma crítica e transformadora. Considerou-se que, para além da presença nos documentos oficiais, é necessário que os professores contem com uma formação inicial e continuada adequada, e que a educação ambiental seja trabalhada de forma integrada aos componentes curriculares e seja problemarizadas no espaço de vivência do alunos, de maneira que seja pensada do local ao global. Dessa forma, a educação ambiental poderá cumprir seu papel na formação de sujeitos comprometidos com a sustentabilidade, a justiça social e a preservação da vida em todas as suas formas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.