Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: O USO DO RPG COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA APLICADO EM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos teóricos e práticos que circundam um projeto de extensão intitulado Tecnologia e Educação: Inovação no Ensino e Aprendizagem, desenvolvido pelo Centro Universitário Maurício de Nassau de Caruaru-PE. O projeto busca divulgar, discutir e refletir sobre a importância da integração de tecnologias digitais no processo educacional, propondo o uso de metodologias ativas por meio de jogos de RPG. A intervenção foi aplicada em uma turma do ensino fundamental, anos finais, na Escola Municipal Professora Laura Florêncio localizada em Caruaru, no agreste pernambucano. Nesta ação, foi apresentado um jogo de RPG baseado na Revolução Pernambucana de 1817, com o propósito de exemplificar uma abordagem inovadora para o ensino da disciplina de História. Este projeto tem por objetivos: promover a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, estimulando o pensamento crítico, a troca de experiências e a colaboração; integrar as tecnologias no ensino, utilizando recursos digitais para facilitar o entendimento de conteúdos históricos e promover um ambiente educacional mais engajador, promovendo o protagonismo no processo de aprendizagem dos educandos. Como resultado, 25 alunos participaram da atividade. Os estudantes presentes participaram ativamente durante o jogo, trocando experiências e criando soluções em equipe. Desse modo, tal prática mostra que a inserção da tecnologia na educação facilita o processo de ensino-aprendizagem e contribui para o desenvolvimento de habilidades analíticas nos alunos. Diante disso, a possibilidade de realizar a integração de tecnologia e de metodologias ativas evidenciam a existência de uma educação mais, inovadora, dinâmica e engajante.

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