Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NEURODIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS EFETIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os desafios relacionados à aprendizagem e à prática docente tornam-se cada vez mais complexos, à medida que a educação passa por constantes transformações. Como reflexo dessas mudanças, os estudos na área educacional têm se expandido progressivamente. Dentre os diversos campos de pesquisa, as neurociências vêm ganhando destaque, trazendo contribuições valiosas para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem. A da Neurociência na educação proporciona uma compreensão mais ampla da evolução e do funcionamento do sistema nervoso, neurológico e psicológico. Esse conhecimento é essencial para que profissionais da educação atuem na identificação e resolução de desafios da aprendizagem. Além disso, contribui de forma significativa para promover mudanças no comportamento dos aprendentes na escola, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz. Este estudo visa, como objetivo principal, elucidar o impacto da neurociência na aprendizagem, por meio da neurodidática. O problema pesquisado foi traçado em: Quais as contribuições da neurociência sob a ótica da neurodidática, considerando o cérebro como centralizador da aprendizagem? Tendo como objetivos específicos: evidenciar a importância da neurociência aplicada à educação, considerando a plasticidade cerebral; proporcionar reflexão quanto a neurodidática e sua aplicabilidade em todas as etapas da educação; desenvolver habilidades e competências da neurodidática, com o intuito de contribuir com mais efetividade para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, este estudo foi norteado por uma metodologia de pesquisa na linha bibliográfica, de caráter exploratório e de cunho qualitativo. Substanciado pelas referências de Garrido (2005); Maia (2012); Brousseau (2008); Muniz (2014); entre outros. A Neurociência, aliada à Neuroeducação e à Neurodidática, é uma ferramenta essencial no ensino, Sua aplicação no ambiente escolar estimula experiências afetivas que auxiliam na aprendizagem e na superação de dificuldades, tornando o processo educacional mais eficaz e significativo.

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