Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DOCENTE DIANTE DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS SÉRIES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As avaliações externas é uma prática permanente na educação brasileira que reflete sobre o hábito docente diante da sistematização das avaliações externas. Esta pesquisa objetiva compreender as implicações da avaliação externa sob a prática pedagógica dos docentes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do município de Cumaru-PE. Esta pesquisa estabelece conexões entre as avaliações externas e a prática docente, mostrando como esses dois aspectos finaliza, com foco nos resultados das avaliações que propõe aprimorar o ensino básico no Brasil. A fim de mostrar a realidade estudada. A metodologia aplicada é bibliográfica, documental e de campo, com abordagem qualitativa. Constatou-se que os resultados das avaliações externas são analisados pelos gestores e docentes, para rever as práticas pedagógicas conforme os resultados promovendo um ambiente colaborativo e reflexivo, fundamentando melhoras nas decisões pedagógicas de forma contínua, diante das necessidades de aprendizagens dos alunos. Essa comunicação amplia a liderança pedagógica e o suporte aos docentes, colaborando para uma cultura escolar orientada para a melhoria da aprendizagem. Contudo, o estudo mostra que a formação em avaliação educacional precisa ser mais integrada à politica, pois o uso excessivo de simulados requer cautela para evitar o esvaziamento do currículo.

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