CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127006 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4947 "inscrito_id" => 13099 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o neurodesenvolvimento infantil no período da primeira infância. Nessa fase da vida, as experiências vividas pela criança são relevantes, pois há transformações cerebrais significativas. Dessa forma, compreender os processos neurobiológicos da criança pode contribuir para a prática do professor que exerce um papel importante no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. Portanto, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura científica sobre o neurodesenvolvimento na primeira infância, com base nos conhecimentos da neurociência, no período de 2015 a 2024. Os critérios de inclusão foram estudos originais, revisões e metanálises publicados nos últimos dez anos com abordagem no desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos. As palavras-chave utilizadas foram “neurodesenvolvimento infantil”, “neurodesenvolvimento na primeira infância”, “primeira infância”, “neurociência”, “cognição infantil” e “emoções infantis”. Foram combinados operadores boleanos “and, or e not”. Para a busca de publicações científicas, recorreu-se a bases de dados, dentre elas PubMed, Ebsco e Scielo. A partir da síntese e análise crítica dos estudos selecionados, é possível identificar que a disseminação de achados científicos sobre o neurodesenvolvimento infantil contribui para a melhoria da qualidade do trabalho do professor com crianças de 0 a 3 anos por propiciar compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem. O conhecimento neurocientífico nessa área, ajuda a preparar o professor para a promoção do desenvolvimento integral e saudável das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13099_TB4947_16102025171011.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA GONÇALVES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "SILVIA" "autor_email" => "silviagdealmeida@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO (UNISA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127006 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4947 "inscrito_id" => 13099 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o neurodesenvolvimento infantil no período da primeira infância. Nessa fase da vida, as experiências vividas pela criança são relevantes, pois há transformações cerebrais significativas. Dessa forma, compreender os processos neurobiológicos da criança pode contribuir para a prática do professor que exerce um papel importante no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. Portanto, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura científica sobre o neurodesenvolvimento na primeira infância, com base nos conhecimentos da neurociência, no período de 2015 a 2024. Os critérios de inclusão foram estudos originais, revisões e metanálises publicados nos últimos dez anos com abordagem no desenvolvimento infantil de crianças de 0 a 3 anos. As palavras-chave utilizadas foram “neurodesenvolvimento infantil”, “neurodesenvolvimento na primeira infância”, “primeira infância”, “neurociência”, “cognição infantil” e “emoções infantis”. Foram combinados operadores boleanos “and, or e not”. Para a busca de publicações científicas, recorreu-se a bases de dados, dentre elas PubMed, Ebsco e Scielo. A partir da síntese e análise crítica dos estudos selecionados, é possível identificar que a disseminação de achados científicos sobre o neurodesenvolvimento infantil contribui para a melhoria da qualidade do trabalho do professor com crianças de 0 a 3 anos por propiciar compreensão sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem. O conhecimento neurocientífico nessa área, ajuda a preparar o professor para a promoção do desenvolvimento integral e saudável das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13099_TB4947_16102025171011.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA GONÇALVES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "SILVIA" "autor_email" => "silviagdealmeida@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO (UNISA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }