Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DESENVOLVER A HABILIDADE ESCRITA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A escrita em língua estrangeira envolve múltiplas competências, como o domínio lexical, gramatical, coesão e coerência textual, além de sensibilidade ao gênero discursivo e ao contexto comunicativo. Ken Hyland argumenta que a escrita não é apenas um produto linguístico, mas um processo social e interativo. Com o avanço das tecnologias digitais e o crescente interesse por metodologias inovadoras no ensino de línguas, a Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma ferramenta promissora para o desenvolvimento de competências linguísticas, especialmente a produção escrita. No contexto do ensino de línguas estrangeiras, a IA pode oferecer suporte personalizado, correção automatizada e estímulo à criatividade dos aprendizes. Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo discutir como a IA pode ser utilizada para fomentar a habilidade escrita em línguas estrangeiras através de um relato de experiência docente no ensino universitário com estudantes de língua francesa e língua inglesa. A partir de referenciais teóricos como Hockly e Sejnowski e de exemplos práticos, propomos uma reflexão sobre as potencialidades e limites dessa tecnologia na sala de aula. Durante um semestre letivo, foram propostas atividades adaptadas das sugestões da autora Nicky Hockly e das autoras Szabó e Szoke nas quais estudantes utilizaram assistentes de escrita com IA para reescrever frases com diferentes níveis de formalidade, revisar textos, refletir sobre erros comuns apontados pela IA e discutir em grupo os motivos das correções. A IA foi tratada não como substituta do processo de escrita, mas como parceira crítica para aprimoramento da habilidade. Seu uso revela-se uma prática promissora, desde que, como alertam as pesquisadoras Szabó e Szoke, mediada por objetivos pedagógicos claros e por uma abordagem crítica, evitando dependência exagerada nas ferramentas.

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