COMUNICAÇÃO DIGITAL NO SÉCULO XXI: FORMAÇÕES DISCURSIVAS E O GÊNERO TEXTUAL MEME
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126860 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4654 "inscrito_id" => 11457 "titulo" => "COMUNICAÇÃO DIGITAL NO SÉCULO XXI: FORMAÇÕES DISCURSIVAS E O GÊNERO TEXTUAL MEME" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo investigar o papel dos memes como um novo gênero textual no cenário da comunicação digital atual. A análise concentra-se em como esses textos virais, que se espalham na internet, atuam como formas de discurso que refletem no cotidiano das pessoas. O texto discute como os memes se transformam em instrumentos de difusão de ideologias, atitudes e valores, sendo moldados e moldando as interações na rede. Ao examinar as características linguísticas e multimodais dos memes, o estudo evidência sua habilidade de adaptação a outros gêneros textuais clássicos. Baseado em autores como Carvalho (2013), Orlandi (1996), Pêcheux (2009) e Mussalim (2001), o artigo defende que os memes têm um papel crucial na construção de discursos coletivos e na interpretação de significados no espaço digital. Como resultado, este trabalho buscou apresentar como a utilização de memes pode estimular o aprimoramento de habilidades linguísticas, como a análise crítica de discurso, a interpretação de significados implícitos e o uso inventivo da linguagem. Acredita-se que os resultados da pesquisa colaborem como uma estratégia eficaz para enriquecer o ensino, promovendo um aprendizado mais ativo e participativo, ao mesmo tempo que aprimora a compreensão dos alunos sobre os diferentes gêneros textuais na era digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11457_TB4654_29102025163314.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA RIBEIRO PIREDA TEIXEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "JANAINA LIMA" "autor_email" => "janainarptl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126860 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4654 "inscrito_id" => 11457 "titulo" => "COMUNICAÇÃO DIGITAL NO SÉCULO XXI: FORMAÇÕES DISCURSIVAS E O GÊNERO TEXTUAL MEME" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo investigar o papel dos memes como um novo gênero textual no cenário da comunicação digital atual. A análise concentra-se em como esses textos virais, que se espalham na internet, atuam como formas de discurso que refletem no cotidiano das pessoas. O texto discute como os memes se transformam em instrumentos de difusão de ideologias, atitudes e valores, sendo moldados e moldando as interações na rede. Ao examinar as características linguísticas e multimodais dos memes, o estudo evidência sua habilidade de adaptação a outros gêneros textuais clássicos. Baseado em autores como Carvalho (2013), Orlandi (1996), Pêcheux (2009) e Mussalim (2001), o artigo defende que os memes têm um papel crucial na construção de discursos coletivos e na interpretação de significados no espaço digital. Como resultado, este trabalho buscou apresentar como a utilização de memes pode estimular o aprimoramento de habilidades linguísticas, como a análise crítica de discurso, a interpretação de significados implícitos e o uso inventivo da linguagem. Acredita-se que os resultados da pesquisa colaborem como uma estratégia eficaz para enriquecer o ensino, promovendo um aprendizado mais ativo e participativo, ao mesmo tempo que aprimora a compreensão dos alunos sobre os diferentes gêneros textuais na era digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11457_TB4654_29102025163314.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA RIBEIRO PIREDA TEIXEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "JANAINA LIMA" "autor_email" => "janainarptl@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }