Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APONTAMENTOS SOBRE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: O PROJETO QUIEXT

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um dos pilares fundamentais para a qualidade da Educação Superior. A extensão, nesse contexto, desempenha um papel essencial ao compartilhar o conhecimento acadêmico e estimular a interação entre as Instituições de Ensino Superior e a sociedade. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) Campus Barreiros, a curricularização da extensão busca garantir a inclusão da extensão nos currículos acadêmicos dos cursos de graduação. O Curso de Licenciatura em Química, alinhado à essa diretriz, vem desenvolvendo, no âmbito do componente curricular Extensão e Prática em Química, o Projeto QuiExt – Construindo e compartilhando conhecimentos de Química –, que visa compartilhar os saberes construídos pelos/as licenciandos/as com estudantes que participam do projeto, considerando os conhecimentos mais relevantes à educação química e tendo como foco práticas pedagógicas que promovem uma aprendizagem significativa. A metodologia incluiu a vivência de eventos, minicursos, oficinas, palestras, experimentações, pesquisas por meio de questionários e outras atividades pedagógicas, mediadas ou não por tecnologias digitais, fundamentadas em metodologias ativas e nos princípios da contextualização e da interdisciplinaridade. Os resultados apontam que a química é percebida como uma disciplina difícil e descontextualizada do cotidiano, sendo as principais dificuldades dos estudantes relacionadas à compreensão de fórmulas e conceitos teóricos. A ausência de infraestrutura laboratorial também impacta negativamente o ensino. Além disso, observou-se um aumento no interesse dos estudantes em atividades experimentais, evidenciando a importância da relação entre teoria e prática no ensino da química. A participação no QuiExt permitiu que os/as licenciandos/as experimentassem a práxis docente, enquanto os estudantes da escola parceira tiveram a oportunidade de vivenciar atividades práticas, favorecendo uma aprendizagem mais significativa. Conclui-se que o projeto fortalece a formação docente e amplia a percepção da química como ciência essencial, integrando teoria e prática na formação de futuros professores.

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