A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128328 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8162 "inscrito_id" => 14014 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O registro pedagógico na educação infantil transcende a função burocrática e se configura como uma prática potente, reflexiva e transformadora do cotidiano escolar. Documentar com intencionalidade é tornar visível o processo educativo, valorizando as múltiplas linguagens da infância e reconhecendo a criança como protagonista da sua aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da documentação pedagógica como instrumento de escuta, reflexão e comunicação entre educadores, crianças e famílias. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica, fundamentada em autores como Rinaldi (2008), Barbosa e Horn (2008), Oliveira-Formosinho e Araújo (2014), Dahlberg, Moss e Pence (2019), entre outros. A análise dos textos evidencia que a documentação, quando realizada com sensibilidade e técnica, contribui para a formação docente, fortalece os vínculos com as famílias e revela aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil. Trata-se de uma prática que requer escuta ativa, observação atenta, reflexão crítica e clareza comunicativa. Ao tornar visíveis as aprendizagens, hipóteses, estratégias e expressões das crianças, o registro pedagógico se transforma em uma ferramenta de diálogo e construção coletiva do conhecimento. Além disso, ele desempenha papel formativo ao possibilitar a análise e ressignificação das práticas pedagógicas. A documentação precisa ser legível, acessível, esteticamente organizada e alinhada ao projeto pedagógico da instituição, garantindo sua circulação e relevância social. Assim, documentar é um ato político, poético e pedagógico que promove uma educação mais democrática, ética e humanizadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14014_TB8162_30102025134744.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA EDUARDA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camieduarda57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128328 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8162 "inscrito_id" => 14014 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O registro pedagógico na educação infantil transcende a função burocrática e se configura como uma prática potente, reflexiva e transformadora do cotidiano escolar. Documentar com intencionalidade é tornar visível o processo educativo, valorizando as múltiplas linguagens da infância e reconhecendo a criança como protagonista da sua aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da documentação pedagógica como instrumento de escuta, reflexão e comunicação entre educadores, crianças e famílias. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica, fundamentada em autores como Rinaldi (2008), Barbosa e Horn (2008), Oliveira-Formosinho e Araújo (2014), Dahlberg, Moss e Pence (2019), entre outros. A análise dos textos evidencia que a documentação, quando realizada com sensibilidade e técnica, contribui para a formação docente, fortalece os vínculos com as famílias e revela aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil. Trata-se de uma prática que requer escuta ativa, observação atenta, reflexão crítica e clareza comunicativa. Ao tornar visíveis as aprendizagens, hipóteses, estratégias e expressões das crianças, o registro pedagógico se transforma em uma ferramenta de diálogo e construção coletiva do conhecimento. Além disso, ele desempenha papel formativo ao possibilitar a análise e ressignificação das práticas pedagógicas. A documentação precisa ser legível, acessível, esteticamente organizada e alinhada ao projeto pedagógico da instituição, garantindo sua circulação e relevância social. Assim, documentar é um ato político, poético e pedagógico que promove uma educação mais democrática, ética e humanizadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14014_TB8162_30102025134744.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA EDUARDA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camieduarda57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }