O ENSINO BILÍNGUE NAS ESCOLAS INDÍGENAS DE MANAUS-AM: AVANÇOS E DESAFIOS
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Quanto ao referencial teórico, nos baseamos nos estudos acerca da educação bilíngue e intercultural e também nas legislações voltadas para este ensino, como a Constituição Federal de 1988, Lei de Direitrizes e Bases da Educação de 1996 e Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena de 1998, além de leis e decretos estaduais e municipais. O estudo dialoga com autores que discutem a importância da língua para a identidade cultural e os desafios de políticas educacionais em contextos multilíngues na cidade de Manaus, tais como: Santos (2012); Lima (2018); Oliveira (2022); Santos (2023); Lizardo (2023). Quanto a metodologia, a pesquisa é de caráter documental e bibliográfica (Marconi e Lakartos, 2015) Como principais resultados destacamos que o ensino bilíngue tem avançado na oferta de materiais didáticos em línguas indígenas e na formação de professores bilíngues. 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