PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO SEMIÁRIDO PARAIBANO SOBRE AS SERPENTES
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Desta forma, objetivou-se analisar a percepção ambiental de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal na cidade de Soledade-PB sobre as serpentes e realizar processo de sensibilização ambiental através de palestra. De abordagem qualiquantitativa, a pesquisa envolveu levantamento bibliográfico, aplicação de questionário semiestruturado (pré-teste), ações de educação ambiental (palestras) e aplicação de questionário (pós-teste) para verificar a construção da aprendizagem. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos (CEP/UEPB). Os resultados indicaram que embora a maioria dos estudantes (78%) reconhecesse a importância das serpentes para o meio ambiente, 57% declararam ter medo desses animais, sugerindo uma associação emocional majoritariamente adversa, que pode estar associada à falta de informação, mitos culturais ou experiências prévias negativas. 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