Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE OS GÊNEROS DO DISCURSO E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DURANTE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126765
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4426
    "inscrito_id" => 664
    "titulo" => "POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE OS GÊNEROS DO DISCURSO E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DURANTE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "A Preocupação básica deste trabalho é refletir sobre a importância dos gêneros do discurso para produção de significados durantes os processos de alfabetização e letramento. Neste trabalho buscava-se identificar quais as possíveis relações entre a utilização dos gêneros do discurso e produção de significados durante os processos de alfabetização e letramento? Objetivava-se identificar em que medida os gêneros do discurso interferem na produção de significados durante processos de alfabetização e letramento. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando autores como: Ferreiro e Teberosky (1999); Bakthin (2003), Almeida (2012); Marcushi (2002), Marcuschi (2010), Queiroz (2016), Fontana (2018); Albrecht e Ohira (2000), Freitas (2002), Kleiman (2002), Albrecht e Ohira(2000, p.139-140), Freire (1987), Freire (2003), Freire (1996). Refletiu-se sinteticamente sobre os conceitos de alfabetização, letramento, gêneros do discurso, atividades de leitura, escrita e reescrita de textos, bem como sobre a importância do aluno produzir significados durante os processos de aprendizagem. Conclui-se que ao utilizar os gêneros do discurso durante o processo de alfabetização e letramento o aluno atribui sentido ao que aprende, além de codificar e decodificar ele passa a melhor interagir com as situações enunciativas desde as mais simples até as mais complexas, tornando-se um leitor mais crítico, isto é, passa despertar desde tenra idade atitudes responsivas mais amplas. Além disso constatou-se que os processos de retextualização são processos complexos que envolvem a passagem de um código a outro e mobiliza várias habilidades leitura, escrita, escuta, compreensão e interpretação valorizando assim a importância da oralidade no processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID664_TB4426_15102025124402.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCÍLIA DE FÁTIMA SILVA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "FRANCÍLIA"
    "autor_email" => "francilia.fatima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126765
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4426
    "inscrito_id" => 664
    "titulo" => "POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE OS GÊNEROS DO DISCURSO E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DURANTE OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "A Preocupação básica deste trabalho é refletir sobre a importância dos gêneros do discurso para produção de significados durantes os processos de alfabetização e letramento. Neste trabalho buscava-se identificar quais as possíveis relações entre a utilização dos gêneros do discurso e produção de significados durante os processos de alfabetização e letramento? Objetivava-se identificar em que medida os gêneros do discurso interferem na produção de significados durante processos de alfabetização e letramento. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando autores como: Ferreiro e Teberosky (1999); Bakthin (2003), Almeida (2012); Marcushi (2002), Marcuschi (2010), Queiroz (2016), Fontana (2018); Albrecht e Ohira (2000), Freitas (2002), Kleiman (2002), Albrecht e Ohira(2000, p.139-140), Freire (1987), Freire (2003), Freire (1996). Refletiu-se sinteticamente sobre os conceitos de alfabetização, letramento, gêneros do discurso, atividades de leitura, escrita e reescrita de textos, bem como sobre a importância do aluno produzir significados durante os processos de aprendizagem. Conclui-se que ao utilizar os gêneros do discurso durante o processo de alfabetização e letramento o aluno atribui sentido ao que aprende, além de codificar e decodificar ele passa a melhor interagir com as situações enunciativas desde as mais simples até as mais complexas, tornando-se um leitor mais crítico, isto é, passa despertar desde tenra idade atitudes responsivas mais amplas. Além disso constatou-se que os processos de retextualização são processos complexos que envolvem a passagem de um código a outro e mobiliza várias habilidades leitura, escrita, escuta, compreensão e interpretação valorizando assim a importância da oralidade no processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID664_TB4426_15102025124402.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCÍLIA DE FÁTIMA SILVA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "FRANCÍLIA"
    "autor_email" => "francilia.fatima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Preocupação básica deste trabalho é refletir sobre a importância dos gêneros do discurso para produção de significados durantes os processos de alfabetização e letramento. Neste trabalho buscava-se identificar quais as possíveis relações entre a utilização dos gêneros do discurso e produção de significados durante os processos de alfabetização e letramento? Objetivava-se identificar em que medida os gêneros do discurso interferem na produção de significados durante processos de alfabetização e letramento. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando autores como: Ferreiro e Teberosky (1999); Bakthin (2003), Almeida (2012); Marcushi (2002), Marcuschi (2010), Queiroz (2016), Fontana (2018); Albrecht e Ohira (2000), Freitas (2002), Kleiman (2002), Albrecht e Ohira(2000, p.139-140), Freire (1987), Freire (2003), Freire (1996). Refletiu-se sinteticamente sobre os conceitos de alfabetização, letramento, gêneros do discurso, atividades de leitura, escrita e reescrita de textos, bem como sobre a importância do aluno produzir significados durante os processos de aprendizagem. Conclui-se que ao utilizar os gêneros do discurso durante o processo de alfabetização e letramento o aluno atribui sentido ao que aprende, além de codificar e decodificar ele passa a melhor interagir com as situações enunciativas desde as mais simples até as mais complexas, tornando-se um leitor mais crítico, isto é, passa despertar desde tenra idade atitudes responsivas mais amplas. Além disso constatou-se que os processos de retextualização são processos complexos que envolvem a passagem de um código a outro e mobiliza várias habilidades leitura, escrita, escuta, compreensão e interpretação valorizando assim a importância da oralidade no processo de alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.