Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA REFLEXÃO BASEADA EM EXPERIÊNCIAS NA UFRJ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Ministério da Educação que integra a Política Nacional de Formação de Professores. O programa contribui de maneira significativa introduzindo os licenciandos à prática docente e valorizando as licenciaturas, favorecendo a qualificação profissional dos futuros docentes e colaborando para o aprimoramento da educação básica (Brasil, 2007; Brasil, 2013). Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências pedagógicas de uma licencianda em Ciências Biológicas, PIBID, vinculado ao Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). A pesquisa enfatiza o processo de formação docente por meio do desenvolvimento de habilidades essenciais, como observação, mediação e elaboração de adaptações pedagógicas. Para atender às necessidades específicas de cada turma, foram utilizados recursos visuais e auditivos, especialmente voltados para a inclusão de estudantes neurodivergentes (Paniago et al., 2018). Além disso, práticas inovadoras adotadas pelos docentes que resistem à burocracia, podem proporcionar uma abordagem mais dinâmica e significativa. Nesse sentido, estratégias como aulas dialogadas e jogos didáticos demonstraram ser eficazes na promoção da interação e assimilação dos conteúdos, rompendo com os modelos tradicionais de ensino (Paniago et al., 2018; Freire, 2015). Por fim, o PIBID proporcionou a licencianda a vínculos com a carreira, desenvolvendo a identidade docente (Dos Anjos; Costa, 2012), autoconfiança, autonomia pedagógica, adaptações das aulas, refletir criticamente sobre metodologias e posturas adotados pelos profissionais da educação. A experiência também contribuiu para a transposição da linguagem acadêmica para uma abordagem mais acessível (Paniago et al., 2018), favorecendo a comunicação e a compreensão dos conteúdos pelos alunos. Essas competências aprimoraram sua aptidão para enfrentar os desafios inerentes ao processo de ensino.

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