AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126761 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4415 "inscrito_id" => 9200 "titulo" => "AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS" "resumo" => "Muitos cursos de licenciatura de ciências priorizam aprendizagem de teorias científicas e formação para a docência, em detrimento de questões sociais e epistemológicas da ciência. Alfabetização Científica (AC) é uma alternativa que privilegia um maior compromisso com o ensino e formação de professores e contribui para o desenvolvimento da educação científica para a cidadania. Este trabalho descreve uma metodologia de microscopia experimental planejada a partir do 2º eixo estruturante de AC (compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática), e da 1ª categoria de indicadores de AC (organização, seriação e classificação de informações). Foram desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Biologia uma sequência de atividades experimentais investigativas de microscopia, para o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de metodologia científica, biodiversidade e ecologia de um curso de Licenciatura de Ciências Naturais. Para isto, os licenciandos são organizados em duplas; cada dupla recebe um microscópio e um esteriomicroscópio; durante as atividades cada dupla é ensinada no funcionamento dos dois equipamentos e na montagem, observação e analise de amostras de cada disciplina. Na sequência de atividades experimentais cada dupla elaborou e organizou amostras para observação e aplicação das teorias e conceitos específicos de cada disciplina. Para isto, os licenciandos desenvolvem autonomia na observação e análise com os instrumentos científicos (microscópio, esteriomicroscópio), e na organização dos dados dos fenômenos investigados. A sequência de atividades experimentais criou um tempo e espaço intelectual para o licenciando aprender, com a mediação do professor, seu conhecimento científico. Este conhecimento é construído a partir das teorias e conceitos científicos de cada disciplina que mediam a aquisição e análise dos fenômenos e dados que o licenciando produz. Este tempo e espaço permite ao licenciando desenvolver habilidades para analisar, refletir e decidir cientificamente quando descobre um conjunto de novas observações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9200_TB4415_03112025145047.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANA DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "GEOVANA" "autor_email" => "geovana.melo@cameta.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126761 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4415 "inscrito_id" => 9200 "titulo" => "AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS" "resumo" => "Muitos cursos de licenciatura de ciências priorizam aprendizagem de teorias científicas e formação para a docência, em detrimento de questões sociais e epistemológicas da ciência. Alfabetização Científica (AC) é uma alternativa que privilegia um maior compromisso com o ensino e formação de professores e contribui para o desenvolvimento da educação científica para a cidadania. Este trabalho descreve uma metodologia de microscopia experimental planejada a partir do 2º eixo estruturante de AC (compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática), e da 1ª categoria de indicadores de AC (organização, seriação e classificação de informações). Foram desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Biologia uma sequência de atividades experimentais investigativas de microscopia, para o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de metodologia científica, biodiversidade e ecologia de um curso de Licenciatura de Ciências Naturais. Para isto, os licenciandos são organizados em duplas; cada dupla recebe um microscópio e um esteriomicroscópio; durante as atividades cada dupla é ensinada no funcionamento dos dois equipamentos e na montagem, observação e analise de amostras de cada disciplina. Na sequência de atividades experimentais cada dupla elaborou e organizou amostras para observação e aplicação das teorias e conceitos específicos de cada disciplina. Para isto, os licenciandos desenvolvem autonomia na observação e análise com os instrumentos científicos (microscópio, esteriomicroscópio), e na organização dos dados dos fenômenos investigados. A sequência de atividades experimentais criou um tempo e espaço intelectual para o licenciando aprender, com a mediação do professor, seu conhecimento científico. Este conhecimento é construído a partir das teorias e conceitos científicos de cada disciplina que mediam a aquisição e análise dos fenômenos e dados que o licenciando produz. Este tempo e espaço permite ao licenciando desenvolver habilidades para analisar, refletir e decidir cientificamente quando descobre um conjunto de novas observações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9200_TB4415_03112025145047.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANA DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "GEOVANA" "autor_email" => "geovana.melo@cameta.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }