UMA REVISÃO DA LITERATURA (2019-2025): ENSINO DE MATEMÁTICA E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) SEGUNDO O PORTAL PERIÓDICO CAPES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126702 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4283 "inscrito_id" => 11541 "titulo" => "UMA REVISÃO DA LITERATURA (2019-2025): ENSINO DE MATEMÁTICA E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) SEGUNDO O PORTAL PERIÓDICO CAPES" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o ensino de Matemática e sua relação com a Inteligência Artificial (IA), com base nas publicações indexadas no Portal de Periódicos da CAPES, no período de 2019 a 2025. A metodologia adotada seguiu os passos descritos por Galvão e Pereira (2014), com o objetivo de identificar, analisar e sintetizar os artigos sobre o tema. A busca foi realizada utilizando os filtros de Artigo, Produção Nacional, Idioma Português, e Acesso Aberto, resultando em um total de 10 artigos. A análise dos artigos selecionados revela que a combinação entre IA e Matemática tem gerado um número crescente de investigações. Esses estudos destacam como a IA tem sido utilizada para aprimorar o ensino de Matemática, seja por meio de ferramentas de aprendizado automatizado, como tutores inteligentes, ou no desenvolvimento de plataformas de ensino interativas. A IA oferece aos educadores e estudantes novas formas de abordagem, personalizando o aprendizado e proporcionando soluções rápidas para desafios educacionais. Contudo, a aplicação da IA no ensino de Matemática exige uma abordagem crítica, pois sua eficácia depende não apenas da tecnologia, mas também da interpretação e aplicação humana dos resultados. A revisão também destaca a importância de promover uma formação sólida dos professores, para que integrem as ferramentas tecnológicas de forma eficaz no processo pedagógico. A IA deve ser vista como uma ferramenta complementar ao ensino tradicional, potencializando a aprendizagem. Essa revisão contribui para a compreensão do papel crescente da IA no ensino de Matemática no Brasil, apontando os avanços, as contribuições e os desafios encontrados, além de sugerir direções para futuras investigações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11541_TB4283_27102025194915.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA DE SOUSA COELHO PINTO" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "jescpintoengenharia@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126702 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4283 "inscrito_id" => 11541 "titulo" => "UMA REVISÃO DA LITERATURA (2019-2025): ENSINO DE MATEMÁTICA E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) SEGUNDO O PORTAL PERIÓDICO CAPES" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre o ensino de Matemática e sua relação com a Inteligência Artificial (IA), com base nas publicações indexadas no Portal de Periódicos da CAPES, no período de 2019 a 2025. A metodologia adotada seguiu os passos descritos por Galvão e Pereira (2014), com o objetivo de identificar, analisar e sintetizar os artigos sobre o tema. A busca foi realizada utilizando os filtros de Artigo, Produção Nacional, Idioma Português, e Acesso Aberto, resultando em um total de 10 artigos. A análise dos artigos selecionados revela que a combinação entre IA e Matemática tem gerado um número crescente de investigações. Esses estudos destacam como a IA tem sido utilizada para aprimorar o ensino de Matemática, seja por meio de ferramentas de aprendizado automatizado, como tutores inteligentes, ou no desenvolvimento de plataformas de ensino interativas. A IA oferece aos educadores e estudantes novas formas de abordagem, personalizando o aprendizado e proporcionando soluções rápidas para desafios educacionais. Contudo, a aplicação da IA no ensino de Matemática exige uma abordagem crítica, pois sua eficácia depende não apenas da tecnologia, mas também da interpretação e aplicação humana dos resultados. A revisão também destaca a importância de promover uma formação sólida dos professores, para que integrem as ferramentas tecnológicas de forma eficaz no processo pedagógico. A IA deve ser vista como uma ferramenta complementar ao ensino tradicional, potencializando a aprendizagem. Essa revisão contribui para a compreensão do papel crescente da IA no ensino de Matemática no Brasil, apontando os avanços, as contribuições e os desafios encontrados, além de sugerir direções para futuras investigações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11541_TB4283_27102025194915.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA DE SOUSA COELHO PINTO" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "jescpintoengenharia@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }