A CULTURA MAKER UTILIZADA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM FOCO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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O presente trabalho traz o desígnio de verificar e analisar os benefícios da utilização da cultura maker no âmbito escolar do ensino de Ciências da Natureza, através de revisão bibliográfica, com evidência em artigos que tratam sobre a educação inclusiva. Para a compreensão e apresentação do âmbito maker e da educação inclusiva, apreciou-se alguns referentes, a saber Gladys Nogueira Cabral et al. (2024), Rita de Cássia Soares Duque et al. (2023), Leoney Lopes da Silva e Ricardo Gomes Assunção (2025), pela abordagem de aspectos bastante relevantes voltados aos objetivos deste trabalho, bem como considerações pertinentes à aplicabilidade por este na sua vida social. Assim como nas atividades práticas experimentais, a cultura maker possibilita a participação dos estudantes, envolvendo seus sentidos biológicos como o tato, visão e audição. Também tem aguçada a sua curiosidade e a sua criatividade é então estimulada. A implementação dessa cultura como medotologia ativa nas aulas de Ciências da Natureza pode contribuir positivamente no desenvolvimento das atividades. Destarte, a aprendizagem torna-se um tanto expressiva e pertinente aos estudantes, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo, uma vez que cognições diferentes podem ser reconhecidas, e desafios individuais podem ser superados. Outrossim, a educação torna-se mais equitativa e inclusiva." 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