Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA FAMÍLIA NO SUCESSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE PARCERIAS ENTRE ESCOLA E LAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126560
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3899
    "inscrito_id" => 5407
    "titulo" => "O PAPEL DA FAMÍLIA NO SUCESSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE PARCERIAS ENTRE ESCOLA E LAR"
    "resumo" => "O presente estudo investiga o papel da família no sucesso escolar: uma análise de parcerias entre escola e lar. Desenvolvido com o objetivo de analisar o papel da família no sucesso escolar dos alunos, enfatizando as parcerias entre escola e lar como fator determinante no desenvolvimento acadêmico, tendo em vista que o sucesso escolar é influenciado por vários fatores, e a participação da família no processo educacional tem se mostrado bem importante. A colaboração entre escola e família pode alavancar o aprendizado e contribuir para um ambiente favorável ao desenvolvimento integral do aluno. O estudo busca compreender como ações conjuntas da família e da escola podem impactar de forma positiva o desenvolvimento acadêmico, fortalecendo a relação entre esses dois ambientes e reconhecendo a importância do envolvimento familiar na educação. Para tanto, se faz necessário investigar o nível de envolvimento das famílias nas atividades escolares e qual o impacto dessa participação no desempenho dos alunos, analisar como a comunicação entre escola e família pode ser melhorada para promover um ambiente educacional mais colaborativo e identificar práticas eficazes de parceria entre escola e família quer favoreçam o bem-estar dos estudantes. Será realizada, uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio de entrevistas semi estruturadas com pais, professores e coordenadores pedagógicos em duas escolas públicas em Imperatriz do Maranhão. A análise de dados será feita por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo a identificação de padrões entre participação familiar e o sucesso escolar dos alunos. Diante disso, espera-se que os resultados desta pesquisa mostrem que a parceria efetiva entre escola e família é um fator crucial para o sucesso escolar dos alunos. Este estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para aproximar os dois lados, e assim criar um ambiente educativo mais cooperativo e favorecendo o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5407_TB3899_30102025232104.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA VITÓRIA LIMA REIS"
    "autor_nome_curto" => "EDNA"
    "autor_email" => "edna.reis@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126560
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3899
    "inscrito_id" => 5407
    "titulo" => "O PAPEL DA FAMÍLIA NO SUCESSO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE PARCERIAS ENTRE ESCOLA E LAR"
    "resumo" => "O presente estudo investiga o papel da família no sucesso escolar: uma análise de parcerias entre escola e lar. Desenvolvido com o objetivo de analisar o papel da família no sucesso escolar dos alunos, enfatizando as parcerias entre escola e lar como fator determinante no desenvolvimento acadêmico, tendo em vista que o sucesso escolar é influenciado por vários fatores, e a participação da família no processo educacional tem se mostrado bem importante. A colaboração entre escola e família pode alavancar o aprendizado e contribuir para um ambiente favorável ao desenvolvimento integral do aluno. O estudo busca compreender como ações conjuntas da família e da escola podem impactar de forma positiva o desenvolvimento acadêmico, fortalecendo a relação entre esses dois ambientes e reconhecendo a importância do envolvimento familiar na educação. Para tanto, se faz necessário investigar o nível de envolvimento das famílias nas atividades escolares e qual o impacto dessa participação no desempenho dos alunos, analisar como a comunicação entre escola e família pode ser melhorada para promover um ambiente educacional mais colaborativo e identificar práticas eficazes de parceria entre escola e família quer favoreçam o bem-estar dos estudantes. Será realizada, uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio de entrevistas semi estruturadas com pais, professores e coordenadores pedagógicos em duas escolas públicas em Imperatriz do Maranhão. A análise de dados será feita por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo a identificação de padrões entre participação familiar e o sucesso escolar dos alunos. Diante disso, espera-se que os resultados desta pesquisa mostrem que a parceria efetiva entre escola e família é um fator crucial para o sucesso escolar dos alunos. Este estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para aproximar os dois lados, e assim criar um ambiente educativo mais cooperativo e favorecendo o aprendizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5407_TB3899_30102025232104.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA VITÓRIA LIMA REIS"
    "autor_nome_curto" => "EDNA"
    "autor_email" => "edna.reis@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga o papel da família no sucesso escolar: uma análise de parcerias entre escola e lar. Desenvolvido com o objetivo de analisar o papel da família no sucesso escolar dos alunos, enfatizando as parcerias entre escola e lar como fator determinante no desenvolvimento acadêmico, tendo em vista que o sucesso escolar é influenciado por vários fatores, e a participação da família no processo educacional tem se mostrado bem importante. A colaboração entre escola e família pode alavancar o aprendizado e contribuir para um ambiente favorável ao desenvolvimento integral do aluno. O estudo busca compreender como ações conjuntas da família e da escola podem impactar de forma positiva o desenvolvimento acadêmico, fortalecendo a relação entre esses dois ambientes e reconhecendo a importância do envolvimento familiar na educação. Para tanto, se faz necessário investigar o nível de envolvimento das famílias nas atividades escolares e qual o impacto dessa participação no desempenho dos alunos, analisar como a comunicação entre escola e família pode ser melhorada para promover um ambiente educacional mais colaborativo e identificar práticas eficazes de parceria entre escola e família quer favoreçam o bem-estar dos estudantes. Será realizada, uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio de entrevistas semi estruturadas com pais, professores e coordenadores pedagógicos em duas escolas públicas em Imperatriz do Maranhão. A análise de dados será feita por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo a identificação de padrões entre participação familiar e o sucesso escolar dos alunos. Diante disso, espera-se que os resultados desta pesquisa mostrem que a parceria efetiva entre escola e família é um fator crucial para o sucesso escolar dos alunos. Este estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para aproximar os dois lados, e assim criar um ambiente educativo mais cooperativo e favorecendo o aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.