Artigo Anais IV CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

PERFIL DOS ATENDIMENTOS A IDOSOS EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Palavra-chaves: ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE, IDOSOS, UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE Pôster (PO) Processo de Cuidar em Enfermagem e a Saúde da Pessoa Idosa
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Publicado em 24 de setembro de 2015

Resumo

O objetivo deste estudo foi de conhecer o perfil dos idosos atendidos pela Unidade de Pronto Atendimento, e levantar quais os motivos que os levaram a buscar o atendimento. O estudo possui uma vertente metodológica descritiva, de caráter quantitativo, realizado em uma Unidade de pronto atendimento (UPA) 24hs do município de Maringá, no noroeste do estado do Paraná. A população de estudo foi constituída por 69 idosos que buscam atendimento na UPA 24hs e que são residentes do município. Foram incluídos na pesquisa, idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos e que foram classificados em critério de não urgência, elencados a partir da classificação de risco de Manchester, considerando a estratificação da cor verde ou azul, onde foram abordados logo após a consulta médica, identificando o diagnóstico e a necessidade em saúde. A coleta de dados foi realizada durante os meses de Maio e Junho. Os dados foram coletados por meio de um instrumento semiestruturado, que aborda as características sociodemográficas, as características do atendimento realizado e os motivos que levou o idoso a buscar os serviços de saúde da Unidade de Pronto Atendimento ao invés da Unidades Básicas de Saúde. Dos idosos participantes desta pesquisa, a maioria (69,6%) é do sexo feminino, com idade entre 60 e 90 anos. Cerca de 80% dos idosos entrevistados são aposentados, não possuem mais que 8 anos de estudos. Foi relatado por 80% dos idosos, que pelo menos uma vez por mês, buscam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento, destacando como principais motivos para essa busca, a acessibilidade geográfica, que foi referida por 60% dos entrevistados, a condição de atendimento por disponibilidade de profissionais, sendo relatada por 90% dos idosos e a oportunidade de ser atendido sem a necessidade de agendamento de consultas, como também a disponibilidade da realização de exames biológicos e de imagem, durante o atendimento. O instrumento mostrou-se importante para levantar algumas características do atendimento, porém, ainda há necessidade de estudos, que possam emergir a dificuldade da APS em estabelecer ações estratégicas, que visem atender a demanda, como também, aprimorar as orientações por intermédio da educação em saúde, visando uma melhor assistência, principalmente a população idosa. Descritores: Atenção Primária a Saúde; Idosos; Unidade Básica de Saúde.

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