A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DA ÓTICA DO PROFESSOR
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Para garantir a continuidade das aulas, cursos de capacitação foram oferecidos aos professores. Durante esse período, as TDICs foram essenciais, mas também expuseram dificuldades, como a falta de acesso a dispositivos eletrônicos e à internet, o que contribuiu para a exclusão digital de muitos alunos. De acordo com Schuartz & Sarmento (2020), o papel dos professores foi ampliado, exigindo novas metodologias de ensino, como o uso de videoconferências, jogos educativos e outras ferramentas online. No entanto, esse cenário também trouxe desafios, o que levou à criação de leis para regulamentar o uso de celulares nas escolas. A Lei nº 15.100/2025 visa restringir o uso de dispositivos pessoais durante as aulas, buscando equilibrar os benefícios da tecnologia com a integridade do processo educacional. A pesquisa proposta neste trabalho adota uma abordagem qualitativa para investigar como as TDICs estão sendo aplicadas no ambiente escolar, com foco na perspectiva dos professores. 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