Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCURSOS DE (IN)VISIBILIDADE DA DIFERENÇA E SEUS EFEITOS NA ESCOLA EM MEIO A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os discursos de escolarização de um grupo de alunos surdos pertencentes de uma escola pública e regular do Estado do Rio de Janeiro/RJ. Sob a perspectiva foucaultiana, foram organizadas e analisadas quatro categorias a partir dos dados produzidos nas entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa: vivências de (in)exclusão, processos de normalização, necessidade de resistência e legitimação da diferença surda na escola. A partir da análise do discurso, buscou-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: como a escolarização se apresenta para o aluno surdo e como o aluno surdo discursivamente reage a esta escolarização? Foi possível refletir sobre a escolarização de alunos surdos mediante sinalizações escolares que, através de práticas discursivas, apresentaram movimentos históricos e coletivos de surdos para uma Educação Inclusiva, sinais atuais e individuais de que muitas vezes ainda apresentam dificuldades, atravessamentos sociais, políticos, culturais e práticos, negociações por meio de discursos/sujeitos e subjetivações possíveis de acordo com as vivências escolares. Como resultados, a inclusão de alunos surdos apresentou vivências de exclusão e/ou normalização ao conduzir estratégias de correção da surdez, tornando a escola um espaço passível de subjetivações desses alunos que, muitas vezes, desejaram não demonstrar a surdez; já outras vivências apontaram a necessidade de resistência de imposições ainda ouvintistas no espaço escolar e/ou legitimação da diferença como importantes para a qualificação da escolarização de alunos surdos, sendo a visibilidade da surdez – assumir-se surdo no encontro com o outro – indispensável para esse processo. Foi possível perceber os efeitos de (in)visibilidade da surdez na escola produzindo e sendo produzido a partir de diferentes inclusões e, diante destas, o destaque para a visibilidade como possibilidade de ascensão da diferença surda.

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