Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO VISUAL DA OBRA “O AVESSO DA PELE”, DE JEFERSON TENÓRIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126429
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3482
    "inscrito_id" => 3741
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO VISUAL DA OBRA “O AVESSO DA PELE”, DE JEFERSON TENÓRIO"
    "resumo" => "Ao considerar o campo semiótico dentro dos processos educacionais do ensino contemporâneo, urge a necessidade de aprimorar as práticas docentes quanto ao uso da obra literária como principal objeto de estudo, tornando-a mais atrativa ao público discente, ao mesmo tempo em que promove espaços para aprimorar suas habilidades cognitivas e pensamento crítico. Seguindo esse viés, o referido trabalho visa promover uma interseccionalidade em “O Avesso da Pele” (2020), ao inserir a obra em um contexto multimodal que combina os diversos signos em diferentes modos de expressão artística. Obtendo práticas de intertextualidade como um mecanismo de incentivo à leitura e facilitação do relacionamento ensino-aprendizagem, objetiva no entrelace de inovações tecnológicas, produções literárias contemporâneas e criação de arte como material didático, efetivar a integração de novos recursos nos processos de educação. Além disso, na verticalização das pesquisas, facilita a inclinação da possibilidade de catalização do consumo da arte. Para tal, apoiou-se na pesquisa bibliográfica (de Souza, 2021) de traços descritivos e analíticos quanto a sua metodologia e integração da obra literária trabalhada. A ressignificação do aprendizado deve ocorrer em consonância com as diversas formas de ensinar e aprender, logo, ao apresentar obras literárias que fogem da padronização verbal, instiga-se novas experiências de letramento literário por se tratar de um universo plural, neste caso, um ambiente tecnologicamente confluente dedicado à representação do enredo em um modelo visual. Desse modo, através do presente trabalho, espera-se desenvolver habilidades interpretativas, discursivas e artísticas usufruindo de uma perspectiva imersiva como fonte de debates socioculturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3741_TB3482_11112025161222.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILLY VITÓRIA MONTEIRO CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EMILLY MONTEIRO"
    "autor_email" => "emillyvcordeiro@aluno.aeb.edu.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DO BELO JARDIM (FBJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126429
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3482
    "inscrito_id" => 3741
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO VISUAL DA OBRA “O AVESSO DA PELE”, DE JEFERSON TENÓRIO"
    "resumo" => "Ao considerar o campo semiótico dentro dos processos educacionais do ensino contemporâneo, urge a necessidade de aprimorar as práticas docentes quanto ao uso da obra literária como principal objeto de estudo, tornando-a mais atrativa ao público discente, ao mesmo tempo em que promove espaços para aprimorar suas habilidades cognitivas e pensamento crítico. Seguindo esse viés, o referido trabalho visa promover uma interseccionalidade em “O Avesso da Pele” (2020), ao inserir a obra em um contexto multimodal que combina os diversos signos em diferentes modos de expressão artística. Obtendo práticas de intertextualidade como um mecanismo de incentivo à leitura e facilitação do relacionamento ensino-aprendizagem, objetiva no entrelace de inovações tecnológicas, produções literárias contemporâneas e criação de arte como material didático, efetivar a integração de novos recursos nos processos de educação. Além disso, na verticalização das pesquisas, facilita a inclinação da possibilidade de catalização do consumo da arte. Para tal, apoiou-se na pesquisa bibliográfica (de Souza, 2021) de traços descritivos e analíticos quanto a sua metodologia e integração da obra literária trabalhada. A ressignificação do aprendizado deve ocorrer em consonância com as diversas formas de ensinar e aprender, logo, ao apresentar obras literárias que fogem da padronização verbal, instiga-se novas experiências de letramento literário por se tratar de um universo plural, neste caso, um ambiente tecnologicamente confluente dedicado à representação do enredo em um modelo visual. Desse modo, através do presente trabalho, espera-se desenvolver habilidades interpretativas, discursivas e artísticas usufruindo de uma perspectiva imersiva como fonte de debates socioculturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3741_TB3482_11112025161222.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMILLY VITÓRIA MONTEIRO CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EMILLY MONTEIRO"
    "autor_email" => "emillyvcordeiro@aluno.aeb.edu.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DO BELO JARDIM (FBJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao considerar o campo semiótico dentro dos processos educacionais do ensino contemporâneo, urge a necessidade de aprimorar as práticas docentes quanto ao uso da obra literária como principal objeto de estudo, tornando-a mais atrativa ao público discente, ao mesmo tempo em que promove espaços para aprimorar suas habilidades cognitivas e pensamento crítico. Seguindo esse viés, o referido trabalho visa promover uma interseccionalidade em “O Avesso da Pele” (2020), ao inserir a obra em um contexto multimodal que combina os diversos signos em diferentes modos de expressão artística. Obtendo práticas de intertextualidade como um mecanismo de incentivo à leitura e facilitação do relacionamento ensino-aprendizagem, objetiva no entrelace de inovações tecnológicas, produções literárias contemporâneas e criação de arte como material didático, efetivar a integração de novos recursos nos processos de educação. Além disso, na verticalização das pesquisas, facilita a inclinação da possibilidade de catalização do consumo da arte. Para tal, apoiou-se na pesquisa bibliográfica (de Souza, 2021) de traços descritivos e analíticos quanto a sua metodologia e integração da obra literária trabalhada. A ressignificação do aprendizado deve ocorrer em consonância com as diversas formas de ensinar e aprender, logo, ao apresentar obras literárias que fogem da padronização verbal, instiga-se novas experiências de letramento literário por se tratar de um universo plural, neste caso, um ambiente tecnologicamente confluente dedicado à representação do enredo em um modelo visual. Desse modo, através do presente trabalho, espera-se desenvolver habilidades interpretativas, discursivas e artísticas usufruindo de uma perspectiva imersiva como fonte de debates socioculturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.