MEMORIAL DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONSTRUINDO SABERES.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126158 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2868 "inscrito_id" => 8069 "titulo" => "MEMORIAL DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONSTRUINDO SABERES." "resumo" => "O memorial de formação é uma prática educativa que provoca o estudante ao ato de analisar criticamente sua trajetória educativa, pois possibilita a reflexão sobre o percurso formativo, registrar experiências, vivências e aprendizagem ao longo da formação. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é destacar que a reflexão sobre a trajetória acadêmica contribui para a formação profissional, esta formação vai além da aquisição de conhecimentos técnicos, ela promove reflexão e construção de saberes, enquanto o memorial se propõe a trazer as experiências marcantes, as memórias, as frustações e vitórias vivenciadas na trajetória acadêmica (Rocha, 2017). O memorial de formação, além de ser uma autobiografia, representa uma narrativa histórica, analítica, crítica e reflexiva (Severino, 2013), a narrativa é rara, humana, um enfrentamento as grades da opressão (Benjamin, 1987). Destarte, os memoriais são fontes biográficas de pesquisa pois tratam de potencialidades educativas (Passeggi; Barbosa, 2008). Nessa perspectiva, o estudo apresenta uma abordagem qualitativa de acordo com Oliveira (2010), com revisão de literatura narrativa e integrativa seguindo as orientações de Souza, Silva e Carvalho (2010), soma-se a esse procedimento reflexões a partir de consulta à memoriais de estudantes do mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no IFPA de 2023 a 2024. Os resultados apontam que o memorial de formação provoca uma carga emocional marcada por experiências que são memoráveis, por outro lado também favorecem reminiscências que trazem marcas e provocam emoções; e que a centralidade dessa construção do memorial é a reflexão, pois permite ao estudante a análise das vivências ao longo da sua jornada acadêmica e o reconhecimento de construção de saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8069_TB2868_10112025202503.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA LEITE LOBATO" "autor_nome_curto" => "ANA LOBATO" "autor_email" => "ana.lobato@ifpa.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126158 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2868 "inscrito_id" => 8069 "titulo" => "MEMORIAL DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONSTRUINDO SABERES." "resumo" => "O memorial de formação é uma prática educativa que provoca o estudante ao ato de analisar criticamente sua trajetória educativa, pois possibilita a reflexão sobre o percurso formativo, registrar experiências, vivências e aprendizagem ao longo da formação. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é destacar que a reflexão sobre a trajetória acadêmica contribui para a formação profissional, esta formação vai além da aquisição de conhecimentos técnicos, ela promove reflexão e construção de saberes, enquanto o memorial se propõe a trazer as experiências marcantes, as memórias, as frustações e vitórias vivenciadas na trajetória acadêmica (Rocha, 2017). O memorial de formação, além de ser uma autobiografia, representa uma narrativa histórica, analítica, crítica e reflexiva (Severino, 2013), a narrativa é rara, humana, um enfrentamento as grades da opressão (Benjamin, 1987). Destarte, os memoriais são fontes biográficas de pesquisa pois tratam de potencialidades educativas (Passeggi; Barbosa, 2008). Nessa perspectiva, o estudo apresenta uma abordagem qualitativa de acordo com Oliveira (2010), com revisão de literatura narrativa e integrativa seguindo as orientações de Souza, Silva e Carvalho (2010), soma-se a esse procedimento reflexões a partir de consulta à memoriais de estudantes do mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no IFPA de 2023 a 2024. Os resultados apontam que o memorial de formação provoca uma carga emocional marcada por experiências que são memoráveis, por outro lado também favorecem reminiscências que trazem marcas e provocam emoções; e que a centralidade dessa construção do memorial é a reflexão, pois permite ao estudante a análise das vivências ao longo da sua jornada acadêmica e o reconhecimento de construção de saberes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8069_TB2868_10112025202503.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA LEITE LOBATO" "autor_nome_curto" => "ANA LOBATO" "autor_email" => "ana.lobato@ifpa.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }