Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MONITORIA ACADÊMICA EM FEIRA DE PROJETOS CIENTÍFICOS COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126356
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3330
    "inscrito_id" => 5009
    "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA EM FEIRA DE PROJETOS CIENTÍFICOS COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "A participação da monitoria acadêmica em Feiras de Projetos Científicos se configura como um espaço formativo valioso para os licenciandos em Ciências Biológicas, proporcionando uma ponte entre a teoria aprendida na graduação e sua aplicação na prática. Essa experiência não apenas favorece o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a construção da autonomia docente, mas também fortalece a socialização do conhecimento em um ambiente interdisciplinar e dinâmico. Diante da importância desse processo na formação inicial dos licenciandos, esta pesquisa busca compreender como a monitoria acadêmica contribui para a construção da identidade docente, analisando sua influência na mediação do conhecimento e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas. O estudo, de natureza qualitativa, se apresenta como um relato de experiência vivenciado durante a Feira de Projetos em Educação Científica em Biologia (FePECBio), realizada no segundo semestre de 2024 no âmbito de um grupo de pesquisa vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciam que a monitoria acadêmica proporciona um ambiente rico de aprendizado, no qual os licenciandos têm a oportunidade de aprimorar suas estratégias pedagógicas e refletir sobre o ensino de Biologia a partir da interação com diferentes públicos. Esse contato direto estimula questionamentos, amplia perspectivas e fortalece o entendimento sobre o papel do professor na construção do conhecimento. Assim, este estudo reforça a relevância da monitoria acadêmica em Feiras de Projetos Científicos como uma atividade essencial para a formação de futuros professores. Ao oferecer vivências práticas integradas, essa experiência contribui para a compreensão das práticas pedagógicas e para a construção da identidade docente, preparando os licenciandos para os desafios da sala de aula de forma mais crítica e reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5009_TB3330_30102025212259.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AISHA SAMARA DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "AISHA"
    "autor_email" => "aisha.melo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126356
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3330
    "inscrito_id" => 5009
    "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA EM FEIRA DE PROJETOS CIENTÍFICOS COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "A participação da monitoria acadêmica em Feiras de Projetos Científicos se configura como um espaço formativo valioso para os licenciandos em Ciências Biológicas, proporcionando uma ponte entre a teoria aprendida na graduação e sua aplicação na prática. Essa experiência não apenas favorece o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a construção da autonomia docente, mas também fortalece a socialização do conhecimento em um ambiente interdisciplinar e dinâmico. Diante da importância desse processo na formação inicial dos licenciandos, esta pesquisa busca compreender como a monitoria acadêmica contribui para a construção da identidade docente, analisando sua influência na mediação do conhecimento e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas. O estudo, de natureza qualitativa, se apresenta como um relato de experiência vivenciado durante a Feira de Projetos em Educação Científica em Biologia (FePECBio), realizada no segundo semestre de 2024 no âmbito de um grupo de pesquisa vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciam que a monitoria acadêmica proporciona um ambiente rico de aprendizado, no qual os licenciandos têm a oportunidade de aprimorar suas estratégias pedagógicas e refletir sobre o ensino de Biologia a partir da interação com diferentes públicos. Esse contato direto estimula questionamentos, amplia perspectivas e fortalece o entendimento sobre o papel do professor na construção do conhecimento. Assim, este estudo reforça a relevância da monitoria acadêmica em Feiras de Projetos Científicos como uma atividade essencial para a formação de futuros professores. Ao oferecer vivências práticas integradas, essa experiência contribui para a compreensão das práticas pedagógicas e para a construção da identidade docente, preparando os licenciandos para os desafios da sala de aula de forma mais crítica e reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5009_TB3330_30102025212259.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AISHA SAMARA DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "AISHA"
    "autor_email" => "aisha.melo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A participação da monitoria acadêmica em Feiras de Projetos Científicos se configura como um espaço formativo valioso para os licenciandos em Ciências Biológicas, proporcionando uma ponte entre a teoria aprendida na graduação e sua aplicação na prática. Essa experiência não apenas favorece o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a construção da autonomia docente, mas também fortalece a socialização do conhecimento em um ambiente interdisciplinar e dinâmico. Diante da importância desse processo na formação inicial dos licenciandos, esta pesquisa busca compreender como a monitoria acadêmica contribui para a construção da identidade docente, analisando sua influência na mediação do conhecimento e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas. O estudo, de natureza qualitativa, se apresenta como um relato de experiência vivenciado durante a Feira de Projetos em Educação Científica em Biologia (FePECBio), realizada no segundo semestre de 2024 no âmbito de um grupo de pesquisa vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro. Os resultados evidenciam que a monitoria acadêmica proporciona um ambiente rico de aprendizado, no qual os licenciandos têm a oportunidade de aprimorar suas estratégias pedagógicas e refletir sobre o ensino de Biologia a partir da interação com diferentes públicos. Esse contato direto estimula questionamentos, amplia perspectivas e fortalece o entendimento sobre o papel do professor na construção do conhecimento. Assim, este estudo reforça a relevância da monitoria acadêmica em Feiras de Projetos Científicos como uma atividade essencial para a formação de futuros professores. Ao oferecer vivências práticas integradas, essa experiência contribui para a compreensão das práticas pedagógicas e para a construção da identidade docente, preparando os licenciandos para os desafios da sala de aula de forma mais crítica e reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.