JUVENTUDE E POSICIONAMENTO POLÍTICO: A CONSTITUIÇÃO DA IDEOLOGIA POLÍTICA DOS ALUNOS DO IFAL BENEDITO BENTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125194 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 902 "inscrito_id" => 2935 "titulo" => "JUVENTUDE E POSICIONAMENTO POLÍTICO: A CONSTITUIÇÃO DA IDEOLOGIA POLÍTICA DOS ALUNOS DO IFAL BENEDITO BENTES" "resumo" => "O presente trabalho pretende analisar as percepções políticas dos alunos do IFAL, Campus Benedito Bentes e a constituição de sua ideologia. Para tanto utilizou-se uma base teórica calcada na perspectiva da Teoria Crítica, fundadndo-se na percepção do conceito de ideologia enquanto ideia que constitui uma forma de ompreensão da realidade, um óculos que faz com que interpretemos o real de uma maneira ou de outra. Para tanto buscamos analisar o que os educandos entendem por ideologia, quais os seus posicionamentos políticos, a partir de quais meios eles se informam politicamente e quais os fatores que levamao desenvolvimeto do seu perfil ideológico. Buscamos alcançar esses objetivos nos valendo de uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas, que nos permitiu ter aceso a respostas mais espontâneas, sendo que as respostas foram analisadas a partir da abordagem da análise de conteúdos, que nos permitiu categorizar certos termos, que se repetiam em maior quantidade, trnando possível observar determinadas percepções de mundo e como elas se constituem. Por exemplo, observou-se que a rede social mais utilizada pelos educandos e a que eles mais se utilizam para se informar é o Instagram, com 25,7% das respostas, seguido do WhatsApp, com 20,09% e que nestas redes estes jovens recebem muitas mensagens sobre meritocracia e investimentos, verificou-se , então, que as respostas dadas pelos estudantes do campus demonstram uma forte adesão ao discurso meritocrático, ao msmo tempo que percebeu-se um bixo interesse em participar de atividades políticas, pelo fato de os mesmos não acreditarem que a política seja capaz de resolver os problemas da sociedade, a compreensão obtida com as respostas é a de que existe uma crença na iniciativa individual e nos agentes externos à política para a resolução dos problemas sociais, ecoõmicos e políticos do país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2935_TB902_10112025234836.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS ROBERTO SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCUS ROBERTO" "autor_email" => "marcusroberto76@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125194 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 902 "inscrito_id" => 2935 "titulo" => "JUVENTUDE E POSICIONAMENTO POLÍTICO: A CONSTITUIÇÃO DA IDEOLOGIA POLÍTICA DOS ALUNOS DO IFAL BENEDITO BENTES" "resumo" => "O presente trabalho pretende analisar as percepções políticas dos alunos do IFAL, Campus Benedito Bentes e a constituição de sua ideologia. Para tanto utilizou-se uma base teórica calcada na perspectiva da Teoria Crítica, fundadndo-se na percepção do conceito de ideologia enquanto ideia que constitui uma forma de ompreensão da realidade, um óculos que faz com que interpretemos o real de uma maneira ou de outra. Para tanto buscamos analisar o que os educandos entendem por ideologia, quais os seus posicionamentos políticos, a partir de quais meios eles se informam politicamente e quais os fatores que levamao desenvolvimeto do seu perfil ideológico. Buscamos alcançar esses objetivos nos valendo de uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas, que nos permitiu ter aceso a respostas mais espontâneas, sendo que as respostas foram analisadas a partir da abordagem da análise de conteúdos, que nos permitiu categorizar certos termos, que se repetiam em maior quantidade, trnando possível observar determinadas percepções de mundo e como elas se constituem. Por exemplo, observou-se que a rede social mais utilizada pelos educandos e a que eles mais se utilizam para se informar é o Instagram, com 25,7% das respostas, seguido do WhatsApp, com 20,09% e que nestas redes estes jovens recebem muitas mensagens sobre meritocracia e investimentos, verificou-se , então, que as respostas dadas pelos estudantes do campus demonstram uma forte adesão ao discurso meritocrático, ao msmo tempo que percebeu-se um bixo interesse em participar de atividades políticas, pelo fato de os mesmos não acreditarem que a política seja capaz de resolver os problemas da sociedade, a compreensão obtida com as respostas é a de que existe uma crença na iniciativa individual e nos agentes externos à política para a resolução dos problemas sociais, ecoõmicos e políticos do país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2935_TB902_10112025234836.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS ROBERTO SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCUS ROBERTO" "autor_email" => "marcusroberto76@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }