LIVROS ATUAIS PARA AULAS TRADICIONAIS: UM OLHAR DAS LIMITAÇÕES DAS PRÁTICAS COM OS LIVROS DE HISTÓRIA EM DUAS ESCOLAS DA PREFEITURA DO RECIFE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126638 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4142 "inscrito_id" => 9192 "titulo" => "LIVROS ATUAIS PARA AULAS TRADICIONAIS: UM OLHAR DAS LIMITAÇÕES DAS PRÁTICAS COM OS LIVROS DE HISTÓRIA EM DUAS ESCOLAS DA PREFEITURA DO RECIFE" "resumo" => "Este trabalho investiga os usos do livro didático de história nos anos iniciais em duas escolas da Rede Municipal do Recife, refletindo sobre suas limitações diante das práticas tradicionais de ensino. A presente pesquisa qualitativa, baseia-se em observações não-participativas em entrevista estruturada com três professoras atuantes em 2024. O interesse pelo tema surgiu a partir do projeto desenvolvido na disciplina de Práticas Educacionais Pesquisa e Extensão IV (PEPE) do curso de Pedagogia da UFRPE, no qual licenciados foram desafiados a analisar concepções e práticas do ensino de história nas escolas parceiras. O PEPE IV é produto final de todas as matérias do 4º período, que oferecem a base teórica necessária para a realização das observações e pesquisas que proporcionam experiências nos diversos âmbitos educacionais. Fundamentada em Choppin (2002, 2008), Freitas (2010), Cainelli (2010) e Behrens (2003), a pesquisa foca no ensino de história, na perspectiva docente e de como utilizam os livros em sua didática. Os resultados indicam que, embora os docentes afirmem utilizar o livro didático e ter um conhecimento profundo sobre ele, nos dias de observação não pôde ser visualizado o uso livro. Ademais, foi possível apenas observar uma aula de história referente aos povos indígenas, a qual seguiu o modelo tradicional, ocorrendo de forma reducionista, estereotipada e guiada pelo calendário de datas cívicas. Conclui-se que, apesar das práticas tradicionais e pontuais, os livros didáticos apresentam conteúdos atualizados que favorecem uma abordagem investigativa, evidenciando a discrepância entre os recursos disponíveis e sua eficácia no ensino. Além disso, as observações realizadas demonstram uma discrepância significativa em relação às entrevistas. Enquanto os professores relataram práticas que correspondiam ao ideal, o comportamento observado em sala de aula refletia uma realidade diferente, constando uma subalternização do ensino de história em detrimento a outras disciplinas como português e matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9192_TB4142_27102025085728.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LUIZ DE ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianassun03@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126638 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4142 "inscrito_id" => 9192 "titulo" => "LIVROS ATUAIS PARA AULAS TRADICIONAIS: UM OLHAR DAS LIMITAÇÕES DAS PRÁTICAS COM OS LIVROS DE HISTÓRIA EM DUAS ESCOLAS DA PREFEITURA DO RECIFE" "resumo" => "Este trabalho investiga os usos do livro didático de história nos anos iniciais em duas escolas da Rede Municipal do Recife, refletindo sobre suas limitações diante das práticas tradicionais de ensino. A presente pesquisa qualitativa, baseia-se em observações não-participativas em entrevista estruturada com três professoras atuantes em 2024. O interesse pelo tema surgiu a partir do projeto desenvolvido na disciplina de Práticas Educacionais Pesquisa e Extensão IV (PEPE) do curso de Pedagogia da UFRPE, no qual licenciados foram desafiados a analisar concepções e práticas do ensino de história nas escolas parceiras. O PEPE IV é produto final de todas as matérias do 4º período, que oferecem a base teórica necessária para a realização das observações e pesquisas que proporcionam experiências nos diversos âmbitos educacionais. Fundamentada em Choppin (2002, 2008), Freitas (2010), Cainelli (2010) e Behrens (2003), a pesquisa foca no ensino de história, na perspectiva docente e de como utilizam os livros em sua didática. Os resultados indicam que, embora os docentes afirmem utilizar o livro didático e ter um conhecimento profundo sobre ele, nos dias de observação não pôde ser visualizado o uso livro. Ademais, foi possível apenas observar uma aula de história referente aos povos indígenas, a qual seguiu o modelo tradicional, ocorrendo de forma reducionista, estereotipada e guiada pelo calendário de datas cívicas. Conclui-se que, apesar das práticas tradicionais e pontuais, os livros didáticos apresentam conteúdos atualizados que favorecem uma abordagem investigativa, evidenciando a discrepância entre os recursos disponíveis e sua eficácia no ensino. Além disso, as observações realizadas demonstram uma discrepância significativa em relação às entrevistas. Enquanto os professores relataram práticas que correspondiam ao ideal, o comportamento observado em sala de aula refletia uma realidade diferente, constando uma subalternização do ensino de história em detrimento a outras disciplinas como português e matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9192_TB4142_27102025085728.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LUIZ DE ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianassun03@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }