DIÁLOGOS EM SALA DE AULA DO 5º ANO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126192 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2945 "inscrito_id" => 10073 "titulo" => "DIÁLOGOS EM SALA DE AULA DO 5º ANO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar diálogos observados em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, buscando compreender, na prática, como ocorre o ensino de Língua Portuguesa na educação pública, a partir do texto oral como um processo natural de comunicação linguística que antecede ao processo de educação formal direcionado à lectoescritura ou, de maneira geral, ao letramento. Além disso, o estudo aborda o processo de alfabetização de 2 alunos que não foram alfabetizados na faixa etária adequada, destacando o papel fundamental e essencial das 2 alunas pesquisadoras do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, no auxílio pedagógico e educacional a esses estudantes durante esse processo e na análise dos 5 diálogos analisados e estudados. Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, com o uso das metodologias de observação direta e observação participante, que constou do levantamento bibliográfico/documental de documentos oficiais importantes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros, e em autores renomados da educação, como Paulo Freire, e de pesquisadores dos estudos da linguagem, no Ensino de Língua Portuguesa – Anos Iniciais. Conclui-se que a dinâmica das aulas e os diálogos analisados caracterizam a realidade da educação no Ensino de Língua Portuguesa na/da escola pública brasileira, além de destacar como ocorre o processo de alfabetização nesses contextos específicos e desafiadores. O artigo reforça ainda a importância dos diálogos em sala de aula como uma ferramenta pedagógica é fundamental para o ensino e a aprendizagem significativa nos Anos Iniciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10073_TB2945_30102025194240.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENALLY MARIA MOURA RAMOS" "autor_nome_curto" => "RENALLY" "autor_email" => "renally.ramos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126192 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2945 "inscrito_id" => 10073 "titulo" => "DIÁLOGOS EM SALA DE AULA DO 5º ANO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar diálogos observados em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, buscando compreender, na prática, como ocorre o ensino de Língua Portuguesa na educação pública, a partir do texto oral como um processo natural de comunicação linguística que antecede ao processo de educação formal direcionado à lectoescritura ou, de maneira geral, ao letramento. Além disso, o estudo aborda o processo de alfabetização de 2 alunos que não foram alfabetizados na faixa etária adequada, destacando o papel fundamental e essencial das 2 alunas pesquisadoras do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, no auxílio pedagógico e educacional a esses estudantes durante esse processo e na análise dos 5 diálogos analisados e estudados. Adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, com o uso das metodologias de observação direta e observação participante, que constou do levantamento bibliográfico/documental de documentos oficiais importantes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros, e em autores renomados da educação, como Paulo Freire, e de pesquisadores dos estudos da linguagem, no Ensino de Língua Portuguesa – Anos Iniciais. Conclui-se que a dinâmica das aulas e os diálogos analisados caracterizam a realidade da educação no Ensino de Língua Portuguesa na/da escola pública brasileira, além de destacar como ocorre o processo de alfabetização nesses contextos específicos e desafiadores. O artigo reforça ainda a importância dos diálogos em sala de aula como uma ferramenta pedagógica é fundamental para o ensino e a aprendizagem significativa nos Anos Iniciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10073_TB2945_30102025194240.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENALLY MARIA MOURA RAMOS" "autor_nome_curto" => "RENALLY" "autor_email" => "renally.ramos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }