Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NEUROEDUCAÇÃO, GAMIFICAÇÃO E TECNOLOGIA: UMA REVOLUÇÃO NA APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A aprendizagem está em constante evolução, e a neurociência, a gamificação e a tecnologia estão liderando essa transformação. Artigos recentes exploram o potencial revolucionário dessas ferramentas, mostrando como abordagens lúdicas e tecnológicas, combinadas com um profundo entendimento neurocientífico, podem tornar o processo de ensino- aprendizagem mais eficaz, motivador e inclusivo, abrangendo as necessidades de alunos com diferentes estilos de aprendizagem, ritmos individuais e, principalmente, aqueles com deficiências ou necessidades educacionais especiais (NEE). A inclusão educacional, amparada por legislações e diretrizes pedagógicas (Brasil, 1996; UNESCO, 1994), otimizar o engajamento e o aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas particularidades (Rose & Meyer, 2002). O projeto "Fraciona” visa desenvolver um software educativo interativo para jovens de 08 a 14 anos, com foco no ensino fundamental II. Através de jogos, desafios e simulações visuais, o software busca tornar o aprendizado da matemática mais engajador e eficaz. Ele se diferencia por apresentar conceitos complexos de forma lúdica e adaptativa ao ritmo de cada estudante, oferecendo feedback imediato e relatórios de progresso. Acreditamos que este software contribuirá significativamente para melhorar o desempenho e o interesse dos jovens pela matemática, uma disciplina fundamental para o desenvolvimento de habilidades lógicas e de resolução de problemas.

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