Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA EM TODAS AS TELAS: EXPLORANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126107
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2742
    "inscrito_id" => 954
    "titulo" => "MATEMÁTICA EM TODAS AS TELAS: EXPLORANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS"
    "resumo" => "Há uma abundância de informação disponível na Internet e facilidade de acessá-la, especialmente com os dispositivos móveis. Isso não quer dizer que a escola e o professor perderam seu papel, mas sim que precisam se adequar a essa nova realidade. Dessa forma, o planejamento de estratégias de ensino com recursos digitais para aplicação em sala de aula, busca priorizar habilidades que os estudantes já possuem, que é a de manusear um aparelho celular em suas diferentes dimensões, como também, valorizar o conhecimento apreendido em outros contextos fora da escola. Assim, o projeto "Matemática em todas as telas: explorando o conhecimento através das mídias" surge da necessidade de despertar o interesse e a motivação da sociedade em relação à Matemática, que frequentemente é associada a uma área do conhecimento complexa e distante da realidade, e isso pode desencadear diversos fatores negativos, como por exemplo, falta de engajamento e compreensão dos conceitos, baixo rendimento acadêmico e desinteresse pela disciplina. Tem como objetivo estimular o interesse e a curiosidade pela matemática por meio do lançamento semanal ou quinzenal de desafios matemáticos e episódios quinzenais em um podcast, e difundi-los nas plataformas digitais como Spotify, Instagram e Youtube; Utilizar o podcast como ferramenta estratégica para difundir estudos dos objetos de conhecimentos da Matemática; Promover a difusão de pesquisas desenvolvidas pelos professores de Matemática de forma acessível para todos os públicos. Dessa forma, o presente projeto propõe-se a desenvolver o "Profcast 2.0" e o “Desafio Matemático em Ação”, onde ambos propõem uma disseminação efetiva do conhecimento, com uma interação diferente da habitual. A escolha estratégica das plataformas digitais amplamente acessadas atualmente, como o Spotify, Youtube, Instagram e o TikTok, permite que os participantes tenham a liberdade de acessar os desafios matemáticos de forma flexível, proporcionando uma experiência de aprendizagem adaptada à sua realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID954_TB2742_30102025175437.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ALICE DO NASCIMENTO CAFÉ"
    "autor_nome_curto" => "Alice Café"
    "autor_email" => "antonia.alice.nascimento06@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126107
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2742
    "inscrito_id" => 954
    "titulo" => "MATEMÁTICA EM TODAS AS TELAS: EXPLORANDO O CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS"
    "resumo" => "Há uma abundância de informação disponível na Internet e facilidade de acessá-la, especialmente com os dispositivos móveis. Isso não quer dizer que a escola e o professor perderam seu papel, mas sim que precisam se adequar a essa nova realidade. Dessa forma, o planejamento de estratégias de ensino com recursos digitais para aplicação em sala de aula, busca priorizar habilidades que os estudantes já possuem, que é a de manusear um aparelho celular em suas diferentes dimensões, como também, valorizar o conhecimento apreendido em outros contextos fora da escola. Assim, o projeto "Matemática em todas as telas: explorando o conhecimento através das mídias" surge da necessidade de despertar o interesse e a motivação da sociedade em relação à Matemática, que frequentemente é associada a uma área do conhecimento complexa e distante da realidade, e isso pode desencadear diversos fatores negativos, como por exemplo, falta de engajamento e compreensão dos conceitos, baixo rendimento acadêmico e desinteresse pela disciplina. Tem como objetivo estimular o interesse e a curiosidade pela matemática por meio do lançamento semanal ou quinzenal de desafios matemáticos e episódios quinzenais em um podcast, e difundi-los nas plataformas digitais como Spotify, Instagram e Youtube; Utilizar o podcast como ferramenta estratégica para difundir estudos dos objetos de conhecimentos da Matemática; Promover a difusão de pesquisas desenvolvidas pelos professores de Matemática de forma acessível para todos os públicos. Dessa forma, o presente projeto propõe-se a desenvolver o "Profcast 2.0" e o “Desafio Matemático em Ação”, onde ambos propõem uma disseminação efetiva do conhecimento, com uma interação diferente da habitual. A escolha estratégica das plataformas digitais amplamente acessadas atualmente, como o Spotify, Youtube, Instagram e o TikTok, permite que os participantes tenham a liberdade de acessar os desafios matemáticos de forma flexível, proporcionando uma experiência de aprendizagem adaptada à sua realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID954_TB2742_30102025175437.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ALICE DO NASCIMENTO CAFÉ"
    "autor_nome_curto" => "Alice Café"
    "autor_email" => "antonia.alice.nascimento06@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Há uma abundância de informação disponível na Internet e facilidade de acessá-la, especialmente com os dispositivos móveis. Isso não quer dizer que a escola e o professor perderam seu papel, mas sim que precisam se adequar a essa nova realidade. Dessa forma, o planejamento de estratégias de ensino com recursos digitais para aplicação em sala de aula, busca priorizar habilidades que os estudantes já possuem, que é a de manusear um aparelho celular em suas diferentes dimensões, como também, valorizar o conhecimento apreendido em outros contextos fora da escola. Assim, o projeto "Matemática em todas as telas: explorando o conhecimento através das mídias" surge da necessidade de despertar o interesse e a motivação da sociedade em relação à Matemática, que frequentemente é associada a uma área do conhecimento complexa e distante da realidade, e isso pode desencadear diversos fatores negativos, como por exemplo, falta de engajamento e compreensão dos conceitos, baixo rendimento acadêmico e desinteresse pela disciplina. Tem como objetivo estimular o interesse e a curiosidade pela matemática por meio do lançamento semanal ou quinzenal de desafios matemáticos e episódios quinzenais em um podcast, e difundi-los nas plataformas digitais como Spotify, Instagram e Youtube; Utilizar o podcast como ferramenta estratégica para difundir estudos dos objetos de conhecimentos da Matemática; Promover a difusão de pesquisas desenvolvidas pelos professores de Matemática de forma acessível para todos os públicos. Dessa forma, o presente projeto propõe-se a desenvolver o "Profcast 2.0" e o “Desafio Matemático em Ação”, onde ambos propõem uma disseminação efetiva do conhecimento, com uma interação diferente da habitual. A escolha estratégica das plataformas digitais amplamente acessadas atualmente, como o Spotify, Youtube, Instagram e o TikTok, permite que os participantes tenham a liberdade de acessar os desafios matemáticos de forma flexível, proporcionando uma experiência de aprendizagem adaptada à sua realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.