Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HORTA ESCOLAR: PERTENCIMENTO E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação ambiental no campo é uma ferramenta importante em que a Escola deve utilizar no processo de conscientização dos estudantes e problemas socioambientais locais. Ou seja, trazê-los para uma responsabilização quanto a técnicas sustentáveis do manejo do solo. Assim, a pesquisa centra-se na relevância de uma horta escolar, na área rural de Palmares-PE, especificamente, na Escola Municipal Dr. Rosemiro Rodrigues de Barros. Tendo como objetivo associar a Educação no Campo à Educação Ambiental na intensificação da identidade local, como também na valorização das tradições e na promoção da sustentabilidade. Visto que os estudantes apesar de residirem em uma região propensa e estarem cercados por saberes rurais e culturais, muitos deles e suas famílias ainda têm demonstrado pouco entusiasmo na abordagem de práticas agrícolas sustentáveis, evidenciando uma desconexão preocupante com sua própria realidade. Esse desinteresse entende-se que esteja vinculado a uma percepção coletiva, ainda liga o sucesso à migração para áreas urbanas em detrimento de permanecer no campo como uma alternativa de vida. Dentro desse cenário, a ação teve como base a metodologia por projeto a partir da implementação de uma horta escolar como ferramenta educacional, capaz de mesclar conhecimentos científicos à sabedoria popular, proporcionando aprendizagens relevantes. Uma forma de incentivar a participação ativa dos estudantes associada a problemas reais, vivenciados na comunidade escolar, atrelada a produção de alimentos saudáveis e preservação do meio ambiente. Corroborando, o projeto da horta configurou-se como um espaço para a reconstrução de laços com a terra, valorização cultural e formação cidadã. Contribuiu em trazer o sentimento de pertencimento local à comunidade, demonstrando que é possível viver com dignidade no campo a partir de adoção de práticas sustentáveis. Assim, a escola ao envolver a sua comunidade, transforma-se em um modelo de ação educativa integrada, dedicada à mudança social e ambiental.

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