Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCALCULIA: UMA DISCUSSÃO SOBRE SUA “AUSÊNCIA” NO CONTEXTO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A discalculia, é um transtorno de aprendizagem que acomete sujeitos desde tenra idade e é identificado mediante o processo de ensino-aprendizagem matemático, estas dificuldades partem da compreensão e manipulação de números, operações matemáticas e conceitos aritméticos. Partindo disto, crianças identificadas com discalculia sentem o impacto desta não apenas no âmbito escolar, mas também em distintos contextos, desde comprar doces na cantina até mesmo a divisão de objetos em seu meio social. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é informar sobre a latência desta temática e apontar características de estudantes que possuam este distúrbio. Para tanto o aporte teórico advém das contribuições de Bernardi, Dieter e Claus (2011), Bernardi (2006), Vieira (2004), Vigotski (2000). Segundo Bernardi, Dieter e Claus (2011), a discalculia pode manifestar-se em alunos aparentemente inteligentes, potencialmente dotados de capacidades em diversas áreas do conhecimento. No entanto, a criança discalcúlica poderá desenvolver todas as habilidades cognitivas necessárias nas demais disciplinas escolares, mas possuir certa deficiência durante a realização de uma ou mais operações matemáticas; Para Bernardi (2006), o reconhecimento da discalculia só será possível mediante a adoção de atividades pedagógicas específicas que possam explicitar a presença de alguns desses distúrbios. Mas para isso o professor precisa conhecer claramente como ocorre a aquisição das habilidades matemáticas relacionadas à noção de número e de atividades aritméticas simples; Vieira (2004), aponta que a discalculia significa, etimologicamente, alteração da capacidade de cálculo e, em um sentido mais amplo, as alterações observáveis no manejo dos números: cálculo mental, leitura dos números e escrita dos números. O presente estudo, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que aborda as dificuldades de identificação das crianças com discalculia.

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