CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE PROJETO DE VIDA DA UNIDADE MAIS INTEGRAL INDÍGENA CACIQUE ADEBAL NA ALDEIA DA ETNIA GUAJAJARA EL BETEL
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São oferecidas formações técnico-pedagógicas aos professores do ensino fundamental, com o foco na qualidade do ensino e protagonismo juvenil. Ressaltamos aqui o componente curricular Projeto de Vida, desenvolvido colaborativamente com educadores, lideranças indígenas e famílias. Essa construção participativa visa alinhar o Projeto de Vida às aspirações dos jovens Guajajaras, integrando os saberes tradicionais e culturais da comunidade. Baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Indígena (DCNEI), no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) a proposta adota princípios de diálogo e interculturalidade, inspirados por Freire e Candau, a abordagem busca incorporar valores éticos e sociais ao currículo, promovendo uma educação que respeite as especificidades culturais. O objetivo central é o Projeto de Vida se tornar uma ferramenta que atenda as realizações pessoais, reforçando o compromisso dos jovens com o bem-estar coletivo de sua comunidade. A pesquisa revelou que família e escola desempenham papéis fundamentais como guias e fontes de valores essenciais aos jovens, ajudando-os a construir legados significativos tanto nas sociedades indígenas quanto não indígenas. Apesar dos desafios encontrados na implementação da reforma educacional dentro da Educação Escolar Indígena, a experiência da aldeia El Betel demonstra o poder do Projeto de Vida em empoderar os jovens, fortalecer identidades culturais e criar pontes entre o conhecimento tradicional e o saber formal. Essa prática educativa evidencia o potencial de modelos interculturais para promover a justiça social e construir futuros mais colaborativos e equitativos." 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