POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA DA COMUNICAÇÃO: A INFLUÊNCIA DE PAULO FREIRE NA OBRA DE OROZCO GÓMEZ, KAPLÙN E BARBERO
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A pesquisa, de natureza bibliográfica, parte da premissa de que a comunicação deve ser um instrumento de transformação social, alinhada à proposta freiriana de educação libertadora. Paulo Freire, referência mundial em educação popular, defende uma pedagogia dialógica e problematizadora, que visa a conscientização e a emancipação dos indivíduos, superando a "educação bancária" e promovendo a participação ativa dos educandos. O estudo destaca como os princípios freirianos influenciaram os autores mencionados, que aplicaram essas ideias ao campo da comunicação, enfatizando a importância da leitura crítica da mídia e da participação ativa das audiências. Kaplún, por exemplo, adaptou o conceito de "educação bancária" para criticar a "comunicação bancária", enquanto Orozco Gómez e Martín-Barbero exploraram a relação entre educação e mídia, defendendo uma abordagem dialógica e crítica. Os resultados indicam que a pedagogia freiriana continua a ser uma referência importante para a compreensão e transformação da comunicação e da educação na América Latina, promovendo a justiça social e a democratização do conhecimento. O artigo conclui que a obra de Freire, ao integrar educação e comunicação, oferece conhecimentos essenciais para a construção de uma sociedade mais igualitária e participativa." 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