Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS E SEUS REFLEXOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125923
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2331
    "inscrito_id" => 7423
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E SEUS REFLEXOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente artigo analisa o impacto das metodologias ativas na formação continuada de professores a partir de uma experiência formativa realizada com docentes do 5º ano do ensino fundamental no município de Petrolina – PE. A metodologia ativa utilizada foi a rotação por estações, com uma proposta inovadora centrada no café como temática principal. Os professores foram organizados em oito grupos, cada um responsável por uma estação de aprendizagem, na qual foram exploradas estratégias didáticas voltadas ao ensino de números racionais, poemas e relatos de memória. Esse modelo permitiu que os participantes experimentassem diferentes abordagens pedagógicas e refletissem sobre sua prática docente de maneira dinâmica e interativa. A fundamentação teórica do estudo está embasada nos conceitos de metodologias ativas discutidos por, dentre outros autores, José Moran e Lilian Bacich, além das contribuições de Maurice Tardif, Donald Schon e José Contreras no que se refere à formação docente. A experiência possibilitou a troca de conhecimentos e proporcionou uma vivência significativa, na qual os professores puderam atuar ativamente na construção do aprendizado. Os resultados indicam que a abordagem utilizada favoreceu o engajamento e a participação ativa dos professores, estimulando a experimentação de novas práticas em sala de aula. Além disso, observou-se um impacto positivo na compreensão de como metodologias ativas podem contribuir para tornar o ensino mais dinâmico e significativo. De maneira geral, a experiência formativa demonstrou-se satisfatória e reforçou a importância de propostas pedagógicas inovadoras para a formação continuada de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7423_TB2331_30102025093046.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARIO DE SOUZA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "GILMARIO"
    "autor_email" => "gilmarioamorim19@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125923
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2331
    "inscrito_id" => 7423
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E SEUS REFLEXOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente artigo analisa o impacto das metodologias ativas na formação continuada de professores a partir de uma experiência formativa realizada com docentes do 5º ano do ensino fundamental no município de Petrolina – PE. A metodologia ativa utilizada foi a rotação por estações, com uma proposta inovadora centrada no café como temática principal. Os professores foram organizados em oito grupos, cada um responsável por uma estação de aprendizagem, na qual foram exploradas estratégias didáticas voltadas ao ensino de números racionais, poemas e relatos de memória. Esse modelo permitiu que os participantes experimentassem diferentes abordagens pedagógicas e refletissem sobre sua prática docente de maneira dinâmica e interativa. A fundamentação teórica do estudo está embasada nos conceitos de metodologias ativas discutidos por, dentre outros autores, José Moran e Lilian Bacich, além das contribuições de Maurice Tardif, Donald Schon e José Contreras no que se refere à formação docente. A experiência possibilitou a troca de conhecimentos e proporcionou uma vivência significativa, na qual os professores puderam atuar ativamente na construção do aprendizado. Os resultados indicam que a abordagem utilizada favoreceu o engajamento e a participação ativa dos professores, estimulando a experimentação de novas práticas em sala de aula. Além disso, observou-se um impacto positivo na compreensão de como metodologias ativas podem contribuir para tornar o ensino mais dinâmico e significativo. De maneira geral, a experiência formativa demonstrou-se satisfatória e reforçou a importância de propostas pedagógicas inovadoras para a formação continuada de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7423_TB2331_30102025093046.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMARIO DE SOUZA AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "GILMARIO"
    "autor_email" => "gilmarioamorim19@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo analisa o impacto das metodologias ativas na formação continuada de professores a partir de uma experiência formativa realizada com docentes do 5º ano do ensino fundamental no município de Petrolina – PE. A metodologia ativa utilizada foi a rotação por estações, com uma proposta inovadora centrada no café como temática principal. Os professores foram organizados em oito grupos, cada um responsável por uma estação de aprendizagem, na qual foram exploradas estratégias didáticas voltadas ao ensino de números racionais, poemas e relatos de memória. Esse modelo permitiu que os participantes experimentassem diferentes abordagens pedagógicas e refletissem sobre sua prática docente de maneira dinâmica e interativa. A fundamentação teórica do estudo está embasada nos conceitos de metodologias ativas discutidos por, dentre outros autores, José Moran e Lilian Bacich, além das contribuições de Maurice Tardif, Donald Schon e José Contreras no que se refere à formação docente. A experiência possibilitou a troca de conhecimentos e proporcionou uma vivência significativa, na qual os professores puderam atuar ativamente na construção do aprendizado. Os resultados indicam que a abordagem utilizada favoreceu o engajamento e a participação ativa dos professores, estimulando a experimentação de novas práticas em sala de aula. Além disso, observou-se um impacto positivo na compreensão de como metodologias ativas podem contribuir para tornar o ensino mais dinâmico e significativo. De maneira geral, a experiência formativa demonstrou-se satisfatória e reforçou a importância de propostas pedagógicas inovadoras para a formação continuada de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.