ENTRE NUVENS DE PAPEL: O PROJETO PERMANENTE “ENTRE LIVROS” COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E TRANSFORMADORES DE MUNDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125865 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2212 "inscrito_id" => 7019 "titulo" => "ENTRE NUVENS DE PAPEL: O PROJETO PERMANENTE “ENTRE LIVROS” COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E TRANSFORMADORES DE MUNDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "É conhecida amplamente no meio acadêmico, como também fora dele de maneira empírica, a tamanha importância do contato permanente de cada sujeito leitor com a literatura ao longo dos anos. Os livros são portas de entrada para novos mundos, novas cosmovisões. São, ao mesmo tempo, arados e sementes que possibilitam o crescimento e o florescer da imaginação, da criatividade e da própria linguagem, tornando o livro um objeto necessário tanto à formação subjetiva quanto social. Sendo assim, o presente trabalho busca apresentar a implementação e impacto na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande do projeto permanente Entre Livros. O mesmo possui tal nomenclatura de modo a referenciar a obra literária infantil Entre Nuvens do autor e ilustrador André Neves, resvalando a necessidade da presença da sensibilidade nos momentos de leitura com e para as crianças das narrativas infantis. Sendo assim, no segundo semestre de 2022 o projeto permanente supracitado foi implementado no rol de projetos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, aproximando ainda mais a literatura infantil das crianças. O mesmo consiste no incentivo ao trabalho com a literatura infantil através de vivências diárias intencionais diversificadas, culminando em uma Mostra Literária em meados do segundo semestre a qual as crianças poderão realizar apresentações artísticas teatrais, plásticas, musicais, etc, relacionadas às obras que marcaram-nas ao longo de todo o ano letivo com a participação das famílias. Através disso, cerca de 10.500 crianças matriculadas e suas famílias podem aproximar-se dos mundos literários. Além disto, percebe-se avanços no processo de compreensão dos docentes, sobre a importância fundamental do papel mediador na formação leitora de cada criança como apontam Brandão e Rosa (2010) e tantos outros autores do âmbito da pedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7019_TB2212_30102025155426.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALISA DE CASTRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "MONALISA" "autor_email" => "mona.lisa.castro@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125865 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2212 "inscrito_id" => 7019 "titulo" => "ENTRE NUVENS DE PAPEL: O PROJETO PERMANENTE “ENTRE LIVROS” COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E TRANSFORMADORES DE MUNDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "É conhecida amplamente no meio acadêmico, como também fora dele de maneira empírica, a tamanha importância do contato permanente de cada sujeito leitor com a literatura ao longo dos anos. Os livros são portas de entrada para novos mundos, novas cosmovisões. São, ao mesmo tempo, arados e sementes que possibilitam o crescimento e o florescer da imaginação, da criatividade e da própria linguagem, tornando o livro um objeto necessário tanto à formação subjetiva quanto social. Sendo assim, o presente trabalho busca apresentar a implementação e impacto na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande do projeto permanente Entre Livros. O mesmo possui tal nomenclatura de modo a referenciar a obra literária infantil Entre Nuvens do autor e ilustrador André Neves, resvalando a necessidade da presença da sensibilidade nos momentos de leitura com e para as crianças das narrativas infantis. Sendo assim, no segundo semestre de 2022 o projeto permanente supracitado foi implementado no rol de projetos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, aproximando ainda mais a literatura infantil das crianças. O mesmo consiste no incentivo ao trabalho com a literatura infantil através de vivências diárias intencionais diversificadas, culminando em uma Mostra Literária em meados do segundo semestre a qual as crianças poderão realizar apresentações artísticas teatrais, plásticas, musicais, etc, relacionadas às obras que marcaram-nas ao longo de todo o ano letivo com a participação das famílias. Através disso, cerca de 10.500 crianças matriculadas e suas famílias podem aproximar-se dos mundos literários. Além disto, percebe-se avanços no processo de compreensão dos docentes, sobre a importância fundamental do papel mediador na formação leitora de cada criança como apontam Brandão e Rosa (2010) e tantos outros autores do âmbito da pedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7019_TB2212_30102025155426.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALISA DE CASTRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "MONALISA" "autor_email" => "mona.lisa.castro@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }