APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: ESTRATÉGIA DIDÁTICA SQP COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125798 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2083 "inscrito_id" => 1247 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: ESTRATÉGIA DIDÁTICA SQP COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A metodologia SQP (Saber, Querer, Precisar), adaptada por William Bender, é uma estratégia de aprendizagem ativa que visa investigar o conhecimento prévio do estudante, despertar sua curiosidade e colocá-lo no centro do processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem foi aplicada com estudantes do ensino médio, em uma escola pública no litoral Norte gaúcho, com o objetivo de ampliar a compreensão dos estudantes sobre o documento a “Carta da Terra”. Esta apresenta 16 princípios éticos para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. No primeiro momento de aplicação da metodologia, “Saber”, os estudantes foram questionados sobre o que já conheciam a respeito da Carta da Terra, visando ativar o conhecimento prévio, permitindo que os alunos refletissem sobre suas experiências e concepções iniciais. No segundo momento, “Querer”, os estudantes foram incentivados a expressar suas dúvidas e interesses, formulando perguntas sobre o que gostariam de aprender, estimulando a curiosidade, colocando os alunos como protagonistas do processo. Por fim, no momento “Precisar”, os estudantes identificaram o que era essencial aprender sobre o tema, com base nas lacunas de conhecimento e nos objetivos de aprendizagem propostos. Como resultados a metodologia SQP promoveu a "Voz e Escolha do Aluno”, permitindo que os estudantes refletissem sobre seu próprio aprendizado e assumissem um papel ativo na construção do conhecimento, estes ampliaram sua compreensão sobre os princípios de sustentabilidade, e desenvolveram habilidades de questionamento, reflexão e autonomia, essenciais para a formação cidadã no século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1247_TB2083_26102025144723.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA ELIANA MIGOTTO ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "meliana12003@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125798 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2083 "inscrito_id" => 1247 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO: ESTRATÉGIA DIDÁTICA SQP COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A metodologia SQP (Saber, Querer, Precisar), adaptada por William Bender, é uma estratégia de aprendizagem ativa que visa investigar o conhecimento prévio do estudante, despertar sua curiosidade e colocá-lo no centro do processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem foi aplicada com estudantes do ensino médio, em uma escola pública no litoral Norte gaúcho, com o objetivo de ampliar a compreensão dos estudantes sobre o documento a “Carta da Terra”. Esta apresenta 16 princípios éticos para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. No primeiro momento de aplicação da metodologia, “Saber”, os estudantes foram questionados sobre o que já conheciam a respeito da Carta da Terra, visando ativar o conhecimento prévio, permitindo que os alunos refletissem sobre suas experiências e concepções iniciais. No segundo momento, “Querer”, os estudantes foram incentivados a expressar suas dúvidas e interesses, formulando perguntas sobre o que gostariam de aprender, estimulando a curiosidade, colocando os alunos como protagonistas do processo. Por fim, no momento “Precisar”, os estudantes identificaram o que era essencial aprender sobre o tema, com base nas lacunas de conhecimento e nos objetivos de aprendizagem propostos. Como resultados a metodologia SQP promoveu a "Voz e Escolha do Aluno”, permitindo que os estudantes refletissem sobre seu próprio aprendizado e assumissem um papel ativo na construção do conhecimento, estes ampliaram sua compreensão sobre os princípios de sustentabilidade, e desenvolveram habilidades de questionamento, reflexão e autonomia, essenciais para a formação cidadã no século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1247_TB2083_26102025144723.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA ELIANA MIGOTTO ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "meliana12003@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }