IMPLEMENTAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO EDUCA MAIS DAYSE GALVÃO EM SÃO LUÍS, MARANHÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125676 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1859 "inscrito_id" => 2959 "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO EDUCA MAIS DAYSE GALVÃO EM SÃO LUÍS, MARANHÃO" "resumo" => "O projeto foca na aplicação de oficinas de robótica no Centro Educa Mais Dayse Galvão, uma escola pública de ensino integral em tempo integral em São Luís, Maranhão. Estudos destacam que a robótica promove o desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando criatividade, autonomia e interdisciplinaridade. A BNCC, atualizada para atender às demandas tecnológicas e críticas do século XXI, enfatiza competências como curiosidade intelectual, uso de diversas linguagens e tecnologias, e valorização da diversidade cultural. O projeto piloto introduziu a linguagem de programação básica (bloco e C++) através do Clube de Protagonismo, com 20 estudantes do ensino médio, utilizando kits de Arduino. Durante um mês, os alunos aprenderam sobre LEDs, botões, sensores LDR, buzzers, sensores ultrassônicos e servos motores, culminando em projetos apresentados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Questionários aplicados mostraram que, apesar do conhecimento inicial limitado sobre robótica, a maioria dos estudantes já tinha alguma experiência e considerou positiva a inclusão da robótica na grade curricular. Os resultados do estudo indicaram melhorias na concentração, trabalho em grupo e aplicação prática de conceitos teóricos. A robótica educacional se mostrou viável e benéfica para o desenvolvimento de habilidades do século XXI, apesar da necessidade de políticas públicas para capacitação docente. Destacamos que todos os envolvidos, estudantes, professores e participantes, deram ciência na participação do estudo, através de questionário aplicado e submetido ao Conselho de Ética .Conclui-se que a robótica não só prepara os estudantes para o mercado de trabalho emergente, mas também promove uma educação inovadora, conforme exigido pelas recentes mudanças no currículo do Novo Ensino Médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2959_TB1859_01112025111432.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO GOMES ALVES" "autor_nome_curto" => "THIAGO GOMES" "autor_email" => "gomes.thiago1989@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125676 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1859 "inscrito_id" => 2959 "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO EDUCA MAIS DAYSE GALVÃO EM SÃO LUÍS, MARANHÃO" "resumo" => "O projeto foca na aplicação de oficinas de robótica no Centro Educa Mais Dayse Galvão, uma escola pública de ensino integral em tempo integral em São Luís, Maranhão. Estudos destacam que a robótica promove o desenvolvimento integral dos estudantes, estimulando criatividade, autonomia e interdisciplinaridade. A BNCC, atualizada para atender às demandas tecnológicas e críticas do século XXI, enfatiza competências como curiosidade intelectual, uso de diversas linguagens e tecnologias, e valorização da diversidade cultural. O projeto piloto introduziu a linguagem de programação básica (bloco e C++) através do Clube de Protagonismo, com 20 estudantes do ensino médio, utilizando kits de Arduino. Durante um mês, os alunos aprenderam sobre LEDs, botões, sensores LDR, buzzers, sensores ultrassônicos e servos motores, culminando em projetos apresentados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Questionários aplicados mostraram que, apesar do conhecimento inicial limitado sobre robótica, a maioria dos estudantes já tinha alguma experiência e considerou positiva a inclusão da robótica na grade curricular. Os resultados do estudo indicaram melhorias na concentração, trabalho em grupo e aplicação prática de conceitos teóricos. A robótica educacional se mostrou viável e benéfica para o desenvolvimento de habilidades do século XXI, apesar da necessidade de políticas públicas para capacitação docente. Destacamos que todos os envolvidos, estudantes, professores e participantes, deram ciência na participação do estudo, através de questionário aplicado e submetido ao Conselho de Ética .Conclui-se que a robótica não só prepara os estudantes para o mercado de trabalho emergente, mas também promove uma educação inovadora, conforme exigido pelas recentes mudanças no currículo do Novo Ensino Médio." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2959_TB1859_01112025111432.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO GOMES ALVES" "autor_nome_curto" => "THIAGO GOMES" "autor_email" => "gomes.thiago1989@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }