AÇÃO COLABORATIVA ENTRE DOCENTES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125641 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1796 "inscrito_id" => 4707 "titulo" => "AÇÃO COLABORATIVA ENTRE DOCENTES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "O presente estudo aborda a ação colaborativa entre professores de sala comum e professor da sala de recurso multifuncional -SRM da rede regular de ensino de Fortaleza para a inclusão de alunos com deficiência intelectual. O trabalho de ação colaborativo propõe a prática da política inclusiva na escola com a soma dos esforços não só de um profissional de forma individual, mas também de todos que lá frequentam. Todavia, o trabalho do professor do AEE, de forma isolada, não tem forças para alcançar (complementar e suplementar) a sala de aula comum, resultando em uma escola de barreiras para o aluno que, nela, encontra impedimentos de acessibilidade estrutural e atitudinal. A ação colaborativa entre os docentes tem a finalidade de alcançar o melhor desenvolvimento do aluno com deficiência e permitir ao professor do AEE o acesso ao ambiente da sala de aula comum, com o intuito de observar e perceber, com o professor de sala comum, quais as barreiras neste espaço, assim, pensando juntos é possível que se diminuam os desafios visíveis na escrita, no comportamento, na interação e na socialização. Metodologia, pesquisa ação com aplicação de oficinas. Os autores que embasaram a pesquisa (Mantoan;Lanuti, 2022), contribuindo na compreensão de que ensinar um conteúdo curricular é função exclusiva do professor da sala comum e as contribuições de um professor do AEE dizem respeito a recursos e serviços de acessibilidade. O estudo resulta na identificação de uma ação aos docentes que permeiam sobre informações do aluno na sala comum, planejamento entre os docentes e conhecimento do contexto do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4707_TB1796_30102025235444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA EUFRASIA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "cassiaazul2@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125641 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1796 "inscrito_id" => 4707 "titulo" => "AÇÃO COLABORATIVA ENTRE DOCENTES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "O presente estudo aborda a ação colaborativa entre professores de sala comum e professor da sala de recurso multifuncional -SRM da rede regular de ensino de Fortaleza para a inclusão de alunos com deficiência intelectual. O trabalho de ação colaborativo propõe a prática da política inclusiva na escola com a soma dos esforços não só de um profissional de forma individual, mas também de todos que lá frequentam. Todavia, o trabalho do professor do AEE, de forma isolada, não tem forças para alcançar (complementar e suplementar) a sala de aula comum, resultando em uma escola de barreiras para o aluno que, nela, encontra impedimentos de acessibilidade estrutural e atitudinal. A ação colaborativa entre os docentes tem a finalidade de alcançar o melhor desenvolvimento do aluno com deficiência e permitir ao professor do AEE o acesso ao ambiente da sala de aula comum, com o intuito de observar e perceber, com o professor de sala comum, quais as barreiras neste espaço, assim, pensando juntos é possível que se diminuam os desafios visíveis na escrita, no comportamento, na interação e na socialização. Metodologia, pesquisa ação com aplicação de oficinas. Os autores que embasaram a pesquisa (Mantoan;Lanuti, 2022), contribuindo na compreensão de que ensinar um conteúdo curricular é função exclusiva do professor da sala comum e as contribuições de um professor do AEE dizem respeito a recursos e serviços de acessibilidade. O estudo resulta na identificação de uma ação aos docentes que permeiam sobre informações do aluno na sala comum, planejamento entre os docentes e conhecimento do contexto do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4707_TB1796_30102025235444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CASSIA EUFRASIA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "CASSIA" "autor_email" => "cassiaazul2@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }