FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126134 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2807 "inscrito_id" => 6680 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA" "resumo" => "O estágio docente no ensino de química em nível superior desempenha um papel fundamental na formação de futuros educadores durante a pós-graduação, permitindo a conexão entre teoria e prática dentro do contexto acadêmico. Sendo assim, o objetivo geral do presente trabalho é relatar a experiência vivenciada pelo mestrando durante as atividades realizadas em seu estágio de docência, ocorrido no segundo semestre de 2024.2, na disciplina de Química Geral Experimental I do curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal de Pernambuco. O foco foi desenvolver competências didáticas e interpessoais essenciais para a prática docente. A metodologia adotada abrangeu a observação de aulas, o planejamento em conjunto com o supervisor, a implementação de estratégias de ensino e a análise crítica das práticas pedagógicas realizadas. Durante o estágio, foram identificados desafios significativos, como a necessidade de contextualizar os conteúdos de química e empregar metodologias ativas para aumentar o engajamento dos alunos. Esses desafios impulsionaram a busca por soluções criativas e inovadoras para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados evidenciaram avanços notáveis na capacidade de planejar e conduzir aulas dinâmicas, bem como no entendimento das demandas do ambiente acadêmico, promovendo reflexões enriquecedora sobre a prática docente. Além disso,o feedback oferecido pelos professores supervisores desempenhou um papel crucial no aprimoramento do aprendizado dos estagiários, além de destacar a importância de integrar aspectos teóricos ao contexto prático, tornando os conceitos químicos mais acessíveis e compreensíveis para os discentes em sala de aula. Conclui-se, portanto, que o estágio de docência é uma etapa fundamental na formação de professores, proporcionando um espaço essencial para o aprendizado mútuo e o crescimento profissional. Essa experiência contribuiu significativamente para a formação docente dos estagiários, tornando-os mais capacitados e conscientes do impacto transformador que a educação exerce no ensino de química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6680_TB2807_31102025093244.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VINICIUS PERMINIO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "José Vinicius" "autor_email" => "jose.vinicius.barbosa85@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126134 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2807 "inscrito_id" => 6680 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA" "resumo" => "O estágio docente no ensino de química em nível superior desempenha um papel fundamental na formação de futuros educadores durante a pós-graduação, permitindo a conexão entre teoria e prática dentro do contexto acadêmico. Sendo assim, o objetivo geral do presente trabalho é relatar a experiência vivenciada pelo mestrando durante as atividades realizadas em seu estágio de docência, ocorrido no segundo semestre de 2024.2, na disciplina de Química Geral Experimental I do curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal de Pernambuco. O foco foi desenvolver competências didáticas e interpessoais essenciais para a prática docente. A metodologia adotada abrangeu a observação de aulas, o planejamento em conjunto com o supervisor, a implementação de estratégias de ensino e a análise crítica das práticas pedagógicas realizadas. Durante o estágio, foram identificados desafios significativos, como a necessidade de contextualizar os conteúdos de química e empregar metodologias ativas para aumentar o engajamento dos alunos. Esses desafios impulsionaram a busca por soluções criativas e inovadoras para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados evidenciaram avanços notáveis na capacidade de planejar e conduzir aulas dinâmicas, bem como no entendimento das demandas do ambiente acadêmico, promovendo reflexões enriquecedora sobre a prática docente. Além disso,o feedback oferecido pelos professores supervisores desempenhou um papel crucial no aprimoramento do aprendizado dos estagiários, além de destacar a importância de integrar aspectos teóricos ao contexto prático, tornando os conceitos químicos mais acessíveis e compreensíveis para os discentes em sala de aula. Conclui-se, portanto, que o estágio de docência é uma etapa fundamental na formação de professores, proporcionando um espaço essencial para o aprendizado mútuo e o crescimento profissional. Essa experiência contribuiu significativamente para a formação docente dos estagiários, tornando-os mais capacitados e conscientes do impacto transformador que a educação exerce no ensino de química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6680_TB2807_31102025093244.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VINICIUS PERMINIO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "José Vinicius" "autor_email" => "jose.vinicius.barbosa85@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }