Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TABELA PERIÓDICA PARA TODOS – DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE QUÍMICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A tabela periódica é fundamental para o ensino de química. Entretanto, por vezes, observa-se um uso acrítico por professores e estudantes, de modo que “a classificação dos elementos não se relaciona com a evolução histórica dos conceitos químicos, restando ao estudante decorar e decodificar as informações [...]" (César, Reis, Aliane; 2015, p.180). Diante disso, o presente trabalho discute os resultados de um projeto em que foram construídas tabelas periódicas para extrapolar o uso simplista da mesma. O potencial das tabelas foi analisado por professores e estudantes de uma universidade catarinense, bem como alunos da educação básica que visitaram a universidade. As tabelas construídas (I - Propriedades; II - Histórico e III – Inclusiva) foram expostas nas paredes da universidade, em locais estratégicos. A Tabela de Propriedades apresenta informações como nome e símbolo do elemento, número atômico, massa atômica, distribuição eletrônica, estado físico, classificação por natureza e características. A Tabela do Histórico apresenta além do símbolo, nome e número atômico do elemento, os dados históricos como ano, país ou região e cientista/grupo responsável pelo descobrimento. A Tabela Inclusiva apresenta em relevo o símbolo e o número atômico do elemento, bem como o nome e numero atômico em braille, além de uma notação em relevo para indicar estado físico do elemento. As cores e formatos de cada peça se diferem para classificar conforme natureza e característica dos elementos. Cada peça possui um QR Code com vídeo em Libras, audiodescrição e legenda que explora propriedades e aplicações daquele elemento. Tais ferramentas foram utilizadas para promover a inclusão de pessoas cegas, surdas, bem como neuroatípicos do espectro autista. De modo geral, professores e estudantes avaliaram positivamente a proposição das tabelas, evidenciando possibilidades de utilizá-la para o ensino e a aprendizagem sobre os conceitos químicos de forma mais ampla e diferenciada

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